A Constituição Federal de 1988 reestabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas de todo cidadão. Nesse sentido, a arquitetura hostil adia esse objetivo e contribui com a exclusão social, (Justaposição) isso se deve tanto ao distanciar a sociedade do espaço público, como com o desamparo aos desabrigados. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, esse tipo de construção afasta a população do ambiente público e se torna um empecilho para o processo de socialização. O poeta Robert Lee Frost, (Sem vírgula) citou a seguinte frase: "Antes de construir um muro pergunto sempre quem estou murando e quem estou deixando de fora". Dessa forma, debater sobre esse tema irá intervir que pessoas sejam deixadas de fora do muro e participem de uma sociedade mais justa e igualitária. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar que esse tipo de estrutura deixa de lado as pessoas em situação de rua. O Padre Júlio Lancellotti, (Sem vírgula) tirou a marretadas pedras que haviam sob um viaduto na cidade de São Paulo, e alegou que aquilo era pra evitar a presença dos moradores de rua. Desse modo, medidas como essa não contribuem para o bem da população, colocando até mesmo em risco aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a exclusão social que vem através da arquitetura hostil retira o cidadão do espaço público e abandona os desabrigados. Diante disso, o governo deve dar atenção ao assunto e definir medidas que previnam isso, por meio da conscientização, lei e fiscalização. Tal medida, (Sem vírgula) tem como objetivo a inclusão social e a assistência aos desamparados, resultando assim no bem-estar de cada um. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |