Arquitetura hostil, a nova capa da exclusão social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 14/10/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 reestabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas de todo cidadão. Nesse sentido, a arquitetura hostil adia esse objetivo e contribui com a exclusão social, (Justaposição) isso se deve tanto ao distanciar a sociedade do espaço público, como com o desamparo aos desabrigados. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, esse tipo de construção afasta a população do ambiente público e se torna um empecilho para o processo de socialização. O poeta Robert Lee Frost, (Sem vírgula) citou a seguinte frase: "Antes de construir um muro pergunto sempre quem estou murando e quem estou deixando de fora". Dessa forma, debater sobre esse tema irá intervir que pessoas sejam deixadas de fora do muro e participem de uma sociedade mais justa e igualitária. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar que esse tipo de estrutura deixa de lado as pessoas em situação de rua. O Padre Júlio Lancellotti, (Sem vírgula) tirou a marretadas pedras que haviam sob um viaduto na cidade de São Paulo, e alegou que aquilo era pra evitar a presença dos moradores de rua. Desse modo, medidas como essa não contribuem para o bem da população, colocando até mesmo em risco aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a exclusão social que vem através da arquitetura hostil retira o cidadão do espaço público e abandona os desabrigados. Diante disso, o governo deve dar atenção ao assunto e definir medidas que previnam isso, por meio da conscientização, lei e fiscalização. Tal medida, (Sem vírgula) tem como objetivo a inclusão social e a assistência aos desamparados, resultando assim no bem-estar de cada um. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200