Não é recente a percepção de que a sociedade oprime certas classes sociais e a arquitetura hostil é apenas a confirmação dessa teoria, fazendo-nos questionar o conceito de liberdade ou exclusão? Esse tipo de construção se caracteriza pelo design disposto de forma que limita a permanência de pessoas indesejadas em lugares e age sob o pretexto da manutenção da ordem e limpeza em locais públicos. No entanto, isso é apenas um indicativo de como ao invés de se procurarem soluções que promovam a igualdade social, preferem inviabilizar os problemas. (Formule a tese)
A arquitetura hostil, também chamada de arquitetura defensiva por grupos favoráveis deste design, é uma forma de aprisionar e controlar as pessoas inconscientemente e fortalecendo a segregação urbana e a marginalização. Pode-se encontrar atitudes semelhantes durante o período da Revolta da Vacina, onde promoveram uma “limpeza social” e consequente disso surgiram as primeiras “favelas” (Melhore a apresentação dessa discussão). A partir disso é observável que já é algo hereditário que não começa agora, principalmente no nosso país. Contudo, no final de 2022 foi promulgada a Lei nº 14.489/2022, chamada de Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a arquitetura hostil – o uso de materiais e estruturas projetados para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos - o que visibiliza o avanço nessa questão.
(Boa estratégia coesiva) No entanto, é preocupante o quanto a discriminação social está inserida na nossa história e necessitam e buscar meios para que se extinga essa (Problemas na construção de sentido) prática. O vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr. e ícone da cultura do skate no Brasil, sempre defendeu o uso dos espaços públicos como locais de expressão e liberdade, uma visão que contrasta fortemente com a prática da arquitetura hostil. Possuindo uma grande influência sobre a juventude brasileira até os dias atuais, ele fortalece pensamentos que visam acabar com essa mentalidade restritiva. (Explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) É necessário repensar como o espaço urbano é planejado. E algumas soluções não “excludentes” para a questão organizacional das cidades são a instalação de mobiliários que oferecem conforto a todos, a construção de abrigos e centros de acolhimento, e políticas que incentivam a integração social. Como por exemplo, um mobiliário urbano adaptável, especificamente, bancos que se transformam em camas no período da noite. Além do investimento do governo em programas de auxílio a moradores de rua, como o Housing First, que se trata de um programa que prioriza primeira moradia para indivíduos em situação de desabrigo e depois o processo de reabilitação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visível como o ser humano é tratado como “sujeira urbana” e em como a arquitetura hostil contribui para essa convicção, optando por ocultar os problemas sociais ao resolvê-los de forma que seja favorável a todas as classes sociais, recuperando o passado infeliz. É essencial desenvolver soluções que busquem integrar, apoiar e criar oportunidades de inclusão. (Truncamento) Tornando (Vírgula) dessa forma, a cidade um espaço agradável e bom para todos.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |