Liberdade ou Exclusão? - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 14/10/2024

Status:

Corrigida
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Não é recente a percepção de que a sociedade oprime certas classes sociais e a arquitetura hostil é apenas a confirmação dessa teoria, fazendo-nos questionar o conceito de liberdade ou exclusão? Esse tipo de construção se caracteriza pelo design disposto de forma que limita a permanência de pessoas indesejadas em lugares e age sob o pretexto da manutenção da ordem e limpeza em locais públicos. No entanto, isso é apenas um indicativo de como ao invés de se procurarem soluções que promovam a igualdade social, preferem inviabilizar os problemas. (Formule a tese)

A arquitetura hostil, também chamada de arquitetura defensiva por grupos favoráveis deste design, é uma forma de aprisionar e controlar as pessoas inconscientemente e fortalecendo a segregação urbana e a marginalização. Pode-se encontrar atitudes semelhantes durante o período da Revolta da Vacina, onde promoveram uma “limpeza social” e consequente disso surgiram as primeiras “favelas” (Melhore a apresentação dessa discussão). A partir disso é observável que já é algo hereditário que não começa agora, principalmente no nosso país. Contudo, no final de 2022 foi promulgada a Lei nº 14.489/2022, chamada de Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a arquitetura hostil – o uso de materiais e estruturas projetados para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos - o que visibiliza o avanço nessa questão.

(Boa estratégia coesiva) No entanto, é preocupante o quanto a discriminação social está inserida na nossa história e necessitam e buscar meios para que se extinga essa (Problemas na construção de sentido) prática. O vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr. e ícone da cultura do skate no Brasil, sempre defendeu o uso dos espaços públicos como locais de expressão e liberdade, uma visão que contrasta fortemente com a prática da arquitetura hostil. Possuindo uma grande influência sobre a juventude brasileira até os dias atuais, ele fortalece pensamentos que visam acabar com essa mentalidade restritiva. (Explore de modo mais produtivo)

(Melhore a estratégia coesiva) É necessário repensar como o espaço urbano é planejado. E algumas soluções não “excludentes” para a questão organizacional das cidades são a instalação de mobiliários que oferecem conforto a todos, a construção de abrigos e centros de acolhimento, e políticas que incentivam a integração social. Como por exemplo, um mobiliário urbano adaptável, especificamente, bancos que se transformam em camas no período da noite. Além do investimento do governo em programas de auxílio a moradores de rua, como o Housing First, que se trata de um programa que prioriza primeira moradia para indivíduos em situação de desabrigo e depois o processo de reabilitação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visível como o ser humano é tratado como “sujeira urbana” e em como a arquitetura hostil contribui para essa convicção, optando por ocultar os problemas sociais ao resolvê-los de forma que seja favorável a todas as classes sociais, recuperando o passado infeliz. É essencial desenvolver soluções que busquem integrar, apoiar e criar oportunidades de inclusão. (Truncamento) Tornando (Vírgula) dessa forma, a cidade um espaço agradável e bom para todos.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200