É importante a preservação dos espaços públicos para propiciar o uso adequado . Para isso, foi criado uma estratégia chamada arquitetura hostil. Essa idéia tem por finalidade desencorajar a ocupação desses espaços por grupos excluidos, moradores de rua por exemplo. No entanto, a situação desse grupo será agravada, visto que esses terão de procurar outro lugar para ocupar. Dessa forma, não resolve o problema dos moradores de rua que continuariam a ocupar os locais públicos. (Reelabore a apresentação da discussão)
Inicialmente ao se deparar com locais em que não possam mais ficar por causa de modificações na estrutura urbana, os moradores irão procurar outro lugar para ocupar. Logo a estratégia da arquitetura hostil, (Sem vírgula) apenas remove os excluídos, obrigando-os a procurar outro local , não os acolhendo, como deveria ser. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, essa atitude provoca ainda mais a exclusão dessas pessoas, pois ao desmotivarem a ocupar tais espaços, possiblitara acomodação em lugares mais insalubres .Essa condição acarretará maiores riscos a esses exlcuidos, pois serão expostos a condições precárias de higiene que esses locais costumam ter.
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido , é necessário são necessárias ações para acolher com políticas de assistência por parte dos órgãos públicos, como abrigos adequados. Verificar a situação de cada excluído para direcionar-lo direcioná-lo a uma melhor alternativa. Implementar políticas de inclusão e não exclusão conforme essa idéia da arquitetura hostil. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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80
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Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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160
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Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 560
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
680 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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