De acordo com Rui Barbosa, um dos escritores mais importantes e renomados do século XX, não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento de justiça. Nesse sentido, a exclusão social emergida pela arquitetura hostil na sociedade brasileira fere não somente preceitos éticos como também constitucionais, estabelecidos na Carta Magna do país. Tal problemática possui uma série de causas, dentre elas o descumprimento do governo na manutenção do direito à moradia para os sem-teto e a falta de senso crítico da população. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Tendo em vista a realidade supracitada, é essencial visualizar como o não cumprimento de parte da Constituição Cidadã tem como resultado a exclusão social de moradores de rua. Essa relação ocorre, pois, ao não assegurar o preceito relacionado ao direito cidadão - o qual engloba pessoas em situação de rua -, o governo acaba por descuidar de garantias básicas para esses indivíduos, os excluindo da sociedade e invisibilizando suas vidas. Prova dessa ineficácia estatal pode ser encontrada na falta de recursos para os sem-teto se reestruturarem. Logo, fica nítido que esse quadro injusto e antiético deve ser evitado.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é crucial ponderar acerca de como a falta de senso crítico populacional configura-se como um fator agravante para o problema. Isso ocorre, porque, de acordo com Émile Durkheim, os indivíduos em sociedade estão submetidos à correção dos fatos sociais, os quais determinam seus comportamentos, promovendo a primazia da coletividade sobre o discernimento individual. Devido a isso, observa-se que a importância da vistoria de conhecimento sobre a arquitetura hostil e suas mazelas apresenta-se como um fato social, uma vez que a maioria da população não se demonstra interessada em aprender e defender os direitos dessa parte da população sem moradia. Desse modo, se mostra urgente a intervenção midiática no problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para superar tal infortúnio, faz-se relevante uma política que se oriente pelo princípio da responsabilidade compartilhada. Para isso, é dever do governo - responsável por zelar e tomar decisões em nome da coletividade - agir, por meio da manutenção de políticas civis e de sua melhor implementação, fazendo com que se assegure da melhor forma os direitos dos cidadãos, com a finalidade de preservar e garantir um melhor futuro social inclusivo. Paralelamente, cabe à mídia, por intermédio das redes sociais, propagar conscientização e informação acerca da importância de obter o senso crítico e ético, com o objetivo de resolver os problemas abordados. Baseando-se nessa conjuntura, será possível visualizar a formação do sentimento de justiça, citado por Rui Barbosa. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Lembre-se do limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |