Exclusão estrutural- como ocorre? - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 12/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A exclusão social ocorre desde antes do Período Feudal, em que havia uma segregação populacional. Até os dias atuais esse tipo de separação ocorre no Brasil, com a falta de inclusão de espaços culturais e a contribuição negativa para a qualidade de locais públicos como uso. (Muito bem. Formulou a tese)

Os movimentos culturais como dos skatistas e danças como o street dance (Melhore a coesão textual) ainda são fortemente marginalizados, por isso, podem não serem suficientemente valorizadas. A série "Todo Mundo Odeia o Chris", (Sem vírgula) mostra esses movimentos associados a um grupo específico de pessoas, muitas vezes vistos como antiquados, tanto que são poucas pistas para a prática de skate são encontradas no Brasil, muitas delas costumam estar em estado crítico de preservação ou o local em que estão não foi se encontra cuidado. (Reestruture essa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Há também o problema na preservação de locais públicos usados para entretenimento e descanso, onde pessoas com deficiência motora e visual também não conseguem ter um bom aproveitamento por causa de calçadas sem piso tátil, ou falta de rampas para cadeirantes. A Carta de Magma busca a garantia da preparação dos lugares para acessibilidade para esses públicos, o que em muitas vezes não ocorre de maneira efetiva. Isso gera pouca inclusão dentro da sociedade. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estado precisa efetuar uma ação, por meio do aumento dos investimentos de acessibilidade em locais públicos e em espaços culturais, desta forma pode-se auxiliar na diminuição da exclusão e aumento da interação social e cultural na sociedade brasileira. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200