A exclusão social ocorre desde antes do Período Feudal, em que havia uma segregação populacional. Até os dias atuais esse tipo de separação ocorre no Brasil, com a falta de inclusão de espaços culturais e a contribuição negativa para a qualidade de locais públicos como uso. (Muito bem. Formulou a tese)
Os movimentos culturais como dos skatistas e danças como o street dance (Melhore a coesão textual) ainda são fortemente marginalizados, por isso, podem não serem suficientemente valorizadas. A série "Todo Mundo Odeia o Chris", (Sem vírgula) mostra esses movimentos associados a um grupo específico de pessoas, muitas vezes vistos como antiquados, tanto que são poucas pistas para a prática de skate são encontradas no Brasil, muitas delas costumam estar em estado crítico de preservação ou o local em que estão não foi se encontra cuidado. (Reestruture essa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Há também o problema na preservação de locais públicos usados para entretenimento e descanso, onde pessoas com deficiência motora e visual também não conseguem ter um bom aproveitamento por causa de calçadas sem piso tátil, ou falta de rampas para cadeirantes. A Carta de Magma busca a garantia da preparação dos lugares para acessibilidade para esses públicos, o que em muitas vezes não ocorre de maneira efetiva. Isso gera pouca inclusão dentro da sociedade. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estado precisa efetuar uma ação, por meio do aumento dos investimentos de acessibilidade em locais públicos e em espaços culturais, desta forma pode-se auxiliar na diminuição da exclusão e aumento da interação social e cultural na sociedade brasileira. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |