De acordo com o filósofo italiano Noberto Bobbio, a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração do Estado. Entretanto, note-se que tal prerrogativa não ocorre na prática, visto que a arquitetura hostil, em expansão no Brasil, é uma forma de exclusão social que fere esses direitos. Sendo assim, faz-se necessário debater os principais fatores que contribuem para esse triste cenário, entre os quais se destacam o descaso estatal e o preconceito da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, é importante destacar que a negligência governamental em relação aos moradores de rua. Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, na teoria de Instituições Zumbis, as instituições sociais- dentre elas o Estado- estão presentes no corpo social, todavia sem cumprir com sua função social. Nesse sentido, o governo não cumpre sua papel ao não promover medidas de acolhimento aos sem teto e ,pelo contrário, criam empecilhos para a permanência detes nos centros urbanos.Exemplo disso recai na implantação de pedras pontiagudas em baixo dos viadutos para impedir o alojamentos dos moradores de rua.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperioso ressaltar a que discriminação potencializa a arquitetura anti-medingo. Conforme o conceito de "violência simbólica" de Pierre Bourdieu, há uma opressão que, embora não seja palpável, causa danos morais e psicológicos aos indivíduos. Nessa lógica, o preconceito da população contra os sem teto resulta na arquitetura hostil, que seria uma forma indireta de violência contra essa parcela da população. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário promover ações concretas, as quais erradiquem a arquitetura anti-medingo. Para isso, o governo federal- como promotor do bem comum- deve promulgar uma lei,por meio de votação no Congresso Nacional, o qual proíba a construção de ambientes hostis além da remoção dos existentes, a fim de impedir a perpetuação desse mecanismo de exclusão social. Ademais, cabe à mídia- como instrumento de ampla abrangência- veicular em seus canais vídeos conscientizado a respeito do tema, a fim de que o direito à dignidade humana, defendido por Noberto Bobbio, seja válida também aos moradores de rua. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |