Na obra "Um Sonho de um Homem Ridículo ", do escritor Fiodor Dostoiévski, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor expõe, uma vez que a exclusão social se torna mais presente devido à polarização da arquitetura hostil, as quais dificultam a concretização dos planos literários de Dostoiévski. Esse cenário antagônico é fruto tanto da omissão do poder público, quanto da apatia social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Percebe-se, a princípio, que o descaso estatal possui íntima relação com o revés da exclusão presente. Nessa ótica, de acordo com o filósofo John Locke, configura-se como um rompimento do Contrato Social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que todos desfrutem de seus direitos. Assim, devido à débil ação do poder público e à insuficiência de legislações, acabar com a invisibilidade vivenciada por diversas pessoas, sejam elas moradores de ruas, pessoas com deficiência ou até mesmo esportistas, têm sido um desafio crescente no Brasil. (Explore mais essa discussão) Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, compete abordar que, no que se refere às barreiras de mobilidade de diferentes grupos, o desprezo humanitário crescente, inerente ao estágio individualista atual, estende a disseminação do óbice. Nesse contexto, Franz Kafka, em sua obra emblemática "O artista da fome", apresenta a narrativa de um homem faminto cuja habilidade é jejuar por longos períodos, valendo-se da metáfora de que nunca encontrou um alimento que saciasse a sua fome. Com esse desfecho nada banal, o artista é aprisionado em uma jaula e morre de inanição, figurando uma total animalização. Sob esse viés, por não estabelecerem uma arquitetura equitativa e terem que conviver, diariamente, com a humilhação de barreiras arquitetônicas, muitas pessoas tendem a sucumbir a coerção sistemática - simbolizada, no conto, pela jaula. Assim, com a concepção instituída de que há uma ampla desvalorização humana em detrimento da falta de suporte humanitários e governamental, o qual tem íntima relação com o avanço das desigualdades propiciadas pelo individualismo, é urgente a avaliação desse panorama.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao notar que a arquitetura hostil e um importante debate de inclusão social e não é bem visibilizado porque está diretamente ligado à omissão estatal, é tempo de mudar. Para isso, é dever do Poder Executivo federal, (Sem vírgula) criar uma proposta de ampliação de verba orçamentária anual destinada às melhorías e reformas nos meios de mobilidade e convivência pública. Tal ação deverá ocorrer por meio de uma votação feita por deputados federais e por senadores, pois esses são os responsáveis pela alteração da Lei Orçamentária Anual. Isso deve ocorrer a fim de garantir a inclusão demasiadamente do corpo social, independentemente, (Sem vírgula) do grupo que exercer. Afinal, há espaço para todos no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |