O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a arquitetura hostil representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o desabrigamento de pessoas sem moradia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
De início, há de se constatar a débil ação do poder público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação ao problema. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos socias indispensáveis, como o direito a moradia. (Melhore a construção dessa discussão) Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a problemática no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, tem como principal consequência o desabrigamento de pessoas sem moradia. Posto isso, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla) entre 2012 e 2020, o número de pessoas em situação de rua no Brasil aumentou 140%, chegando a quase 222 mil. Portanto,é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Compreende-se, desta forma, que é mister a atuação governamental na arquitetura hostil. Deste modo, é dever do Poder Executivo federal, mais especificamente ao Ministério da Habitação, aumentar o número de habitações para pessoas em extrema pobreza. Tal ação deverá ocorrer por meio de leis, a fim de resolver o problema da arquitetura hostil no Brasil. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |