O filme “ À Procura da Felicidade”, (Sem vírgula) expõe a vida de um homem que acaba de ser despejado do seu apartamento junto com o seu filho pequeno. Por não ter dinheiro para pagar um lugar pra dormir, fica refém das ruas, albergues e até banheiro público para conseguir dormir. Fora da ficção não difere (Melhore essa construção), visto que a arquitetura hostil dos ambientes públicos visa afastar pessoas, geralmente moradores de rua, para que eles não fiquem em determinados locais. Portanto, a negligência estatal e o silenciamento midiático, (Sem vírgula) são problemáticas que intensificam a exclusão social por meio da arquitetura hostil. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, vale relembrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante direitos básicos a todos, incluindo livre acesso a locais públicos, entretanto não ocorre isso na prática. Nota-se que o próprio governo negligencia pessoas vulneráveis, sendo que as próprias autoridades incentivam a arquitetura hostil de vários ambientes e até mesmo de objetos, que visam tornar o local desconfortável para os cidadãos que estão nas ruas, não usem esse locais para dormir (Melhore a apresentação dessa discussão). Fazendo assim, com que eles se refugiam para outros espaços, excluindo eles do resto da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, um importante fator a ser considerado é o silenciamento midiático, que está muito ligado ao cenário pungente. Sob essa ótica, vale citar o escritor inglês Aldous Huxley que afirma que os fatos não deixam de existir só porque eles são ignorados, que é exatamente o que a mídia faz. Eles buscam sempre o que dê visibilidade e lucro, então não convém para a mídia expor a exclusão social que os moradores de rua sofrem por meio da arquitetura hostil, invalidando os mesmo, e deixando o resto da sociedade ignorantes sobre o assunto.
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, faz-se necessária a ação conjunta de vários fatores na sociedade para a resolução do problema. Os três Poderes juntos, (Sem vírgula) devem criar políticas públicas contra a arquitetura hostil, para assim, (Sem vírgula) ter locais mais agradáveis e menos agressivos, facilitando o acesso para todos. Além de que, (Sem vírgula) deve ser feita uma vistoria em locais que tendem a acontecer mais esses tipos de situações, e exigir a ordem de mudança. Somente assim, não haverá mais pessoas passando pela mesma situação que o homem e seu filho do filme à procura da felicidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |