Arquitetura hostil e a exclusão social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 11/10/2024

Status:

Corrigida
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O filme “ À Procura da Felicidade”, (Sem vírgula) expõe a vida de um homem que acaba de ser despejado do seu apartamento junto com o seu filho pequeno. Por não ter dinheiro para pagar um lugar pra dormir, fica refém das ruas, albergues e até banheiro público para conseguir dormir. Fora da ficção não difere (Melhore essa construção), visto que a arquitetura hostil dos ambientes públicos visa afastar pessoas, geralmente moradores de rua, para que eles não fiquem em determinados locais. Portanto, a negligência estatal e o silenciamento midiático, (Sem vírgula) são problemáticas que intensificam a exclusão social por meio da arquitetura hostil. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, vale relembrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante direitos básicos a todos, incluindo livre acesso a locais públicos, entretanto não ocorre isso na prática. Nota-se que o próprio governo negligencia pessoas vulneráveis, sendo que as próprias autoridades incentivam a arquitetura hostil de vários ambientes e até mesmo de objetos, que visam tornar o local desconfortável para os cidadãos que estão nas ruas, não usem esse locais para dormir (Melhore a apresentação dessa discussão). Fazendo assim, com que eles se refugiam para outros espaços, excluindo eles do resto da sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, um importante fator a ser considerado é o silenciamento midiático, que está muito ligado ao cenário pungente. Sob essa ótica, vale citar o escritor inglês Aldous Huxley que afirma que os fatos não deixam de existir só porque eles são ignorados, que é exatamente o que a mídia faz. Eles buscam sempre o que dê visibilidade e lucro, então não convém para a mídia expor a exclusão social que os moradores de rua sofrem por meio da arquitetura hostil, invalidando os mesmo, e deixando o resto da sociedade ignorantes sobre o assunto. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, faz-se necessária a ação conjunta de vários fatores na sociedade para a resolução do problema. Os três Poderes juntos, (Sem vírgula) devem criar políticas públicas contra a arquitetura hostil, para assim, (Sem vírgula) ter locais mais agradáveis e menos agressivos, facilitando o acesso para todos. Além de que, (Sem vírgula) deve ser feita uma vistoria em locais que tendem a acontecer mais esses tipos de situações, e exigir a ordem de mudança. Somente assim, não haverá mais pessoas passando pela mesma situação que o homem e seu filho do filme à procura da felicidade.​​​​​​​ (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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