A Constituição de 1988 garante que todos os cidadãos têm o direito à locomoção. Entretanto, no Brasil, esse direito é violado devido ao desenvolvimento de uma arquitetura hostil, a qual visa , sutilmente, a exclusão social de minorias. Sendo assim, debates importantes a respeito dessa problemática enfrentam dificuldades para se propagarem, devido ao silenciamento estatal e do preconceito estruturado na sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Dessa forma, é válido ressaltar que a omissão do Estado impossibilita a difusão de debates essenciais contrários à construção hostil, contribuindo para a separação social. Neste sentido, o regime político segregacionista , conhecido como ''Apartheid'', normaliza a separação de grupos sociais através da cor, dissipando os locais onde esses indivíduos circulariam. De forma análoga, o Brasil vem permitindo que construções exclusivistas adentrem aos locais públicos ,afetando a possibilidade de minorias (Explore mais essa discussão), como por exemplo moradores de rua e skatistas, frequentar esses espaços.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório frisar que o preconceito estrutural auxilia para a edificação de ''design'' urbano defensivo. Sob essa óptica, o termo popularmente difundido '' pé rapado'' foi criado com a finalidade de referir-se de maneira pejorativa aos fies camponeses que limpavam seus pés em um estrutura metálica localizada nas portas das Igrejas. Dessa maneira, o preconceito enraizado na população contribui para a separação comunitária, pois a ausência de conscientização dos habitantes facilita a divulgação e a normalização dessa exclusão, impedindo que palestras significativas em relação a esse tema se propagem. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que o governo federal, órgão responsável por todo território nacional, deve realizar campanhas públicas através das redes televisivas e das redes sociais, com o intuito de conscientizar a população acerca da arquitetura hostilizada a fim de que o direito previsto na Constituição de 1988 seja garantido e que o país se torne um lugar mais igualitário, justo e inclusivo socialmente. (Proposta completa. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Delimite e explore mais as discussões. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |