A Lei Brasileira de Inclusão tem a finalidade de assegurar que indivíduos com deficiências possam ter seus direitos respeitados. Porém, claramente esses direitos não são cumpridos, dada a realidade contemporânea brasileira. (Truncamento) Uma vez que, (Sem vírgula) a paisagem onde se vive não se adequa às necessidades dos quais verdadeiramente precisam. Observa-se diante disto que, hodiernamente, pessoas com deficiencias sofrem a elisão e repressão. Esse quadro é fruto da ineficácia do aparato administrativo público quanto da conscientização social da necessidade de inclusão.
Nesse contexto, é essencial ressaltar que, (Sem vírgula) a falta de investimentos para mudanças estruturais no país é decorrente da ineficiência do poder público na criação de mecanismos para prevenir tais ocorrências. Sob a ótica do filósofo John Locke, o Estado foi instituído mediante um pacto social para garantir os direitos fundamentais dos indivíduos. Contudo, é evidente a ruptura desse contrato social no país, dado o desempenho insatisfatório das autoridades. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) é impossível a mobilidade de pessoas com deficiências nas principais partes do Brasil, tais localidades não se adaptam a quando, por exemplo, um deficiente visual precisar se deslocar por uma localidade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a conscientização de que a combrança popularcional faz parte de exigência social apresenta-se como outro desafio da problemática. A música "Xibom Bombom", da banda "As Meninas", lançada em 1999, retrata incisivamente a realidade marcada pela desigualdade social. A letra expõe a aspiração de uma vida digna, onde todos tenham acesso à honra, mas tal desejo não é efetuado. Tal óbice é lamentavelmente materializado no Brasil, já que, (Sem vírgula) a sociedade brasileira demonstra um enorme desinteresse em apoiar e buscar junto os direitos do cidadão deficiente. (Truncamento) Mostrando que, (Sem vírgula) a exclusão é considerada normal no meio social.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol do acato aos deveres estatais e apoio popularcional atendendo as carências dos deficientes. Assim, cabe ao povo brasileiro e Congresso Nacional, por intermédio de aumento do percentual de investimentos, por meio do cumprimento da lei, o que proporcionará ampliar o suporte aos que precisam, criando politicas públicas através de organizações de pesquisas e arquitetura, visando mudanças estruturais no país, por reconstruções e requalificações, e através de palestras discutir meios de conscientizar a população brasileira. Apenas assim, a Lei de Inclusão começará a ser cumprida. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |