Instalação de pedras, pinos metálicos, grades, dispositivos "antiesqueite": assim se constrói a arquitetura hostil. Mesmo com o Estatuto das Cidades proibindo seu uso desde 2022, não é raro encontrá-la nos centros urbanos. Ela impede determinados comportamentos e usos do espaço público, o que pode intensificar a segregação de indivíduos. Desse modo, abre-se uma discussão sobre as consequências sociais e psicológicas oriundas desse design desagradável. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, destaca-se que esse tipo de construção contribui para a exclusão de certos grupos sociais, tornando-o eticamente desumano. Essa estratégia dificulta o uso das áreas públicas ao selecionar quem pode e como pode usufruir o espaço, violando o direito ao espaço público livre. Dessa maneira, agrava o isolamento enfrentado por esses segmentos da população, o que torna as cidades menos inclusivas e acolhedoras para todos os cidadãos. (Argumento pertinente. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cita-se os efeitos psicológicos causados por essa estruturação. Ela cria um ambiente urbano tenso e ofensivo, em que as pessoas se sentem indesejadas e isso impacta nocivamente o bem-estar psicológico delas (Explore mais essa discussão). Assim sendo, essa abordagem pode reforçar as desigualdades existentes, gerando ainda mais desconforto psicológico, e dificultar a superação dos estereótipos relacionados aos grupos marginalizados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os resultados sociais e psicológicos da arquitetura hostil devem ser combatidos. Nesse sentido, os governos municipais, responsáveis pelo ordenamento urbano, devem criar cidades mais inclusivas por meio da construção de espaços que incentivem a interação social em atividades comuns para todas as idades, gêneros e classes sociais a fim de eliminar os estereótipos sociais e propiciar áreas urbanas que respeitem os direitos humanos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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