Desafios para minimizar os elementos hostis da Arquitetura - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 10/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Arquitetura é um elemento muito importante em todas as sociedades, incluindo antigas civilizações egípcia, grega, romana, inca, maia e asteca, chegando até os dias atuais. Tal fator está relacionado às construções e junta-se à Engenharia, indo muito além da estética. A referência inclui casas, igrejas, lojas e mercados, entre tantos outros. O elemento arquitetônico se relaciona à visão de mundo dominante da sociedade e pode denotar exclusão, inclusive social. (Formule a tese)

Em primeiro lugar, não se deve abrir mão de manter a ordem social, sob pena de ocorrer estado de anomia, como diria Émile Durkhein. Isso seria caracterizado por escalada de crimes, desagregação familiar e institucional etc. Por outro lado, manutenção da coesão do tecido social não pode ser confundida com exclusão. Seguindo essa linha de raciocínio, a arquitetura pode ser hostil aos mais pobres e desvalidos. Isso se revela em calçadas e bancos pontiagudos os quais impedem moradores de rua de sentar, por exemplo. Outra situação desse tipo é falta de marquises em praças públicas, impedindo as pessoas de se abrigarem da chuva. Da mesma maneira, é comum em muitas cidades a falta de rampas de acesso e calçadas tortuosas, dificultando a locomoção de portadores de cadeiras de rodas. Tudo isso são elementos os quais, de forma deliberada ou não, corroboram a exclusão de determinados grupos sociais. É bom lembrar que uma sociedade democrática e livre deve ter como pilar a inclusão, não exclusão de determinados indivíduos. Isso não pode ser ignorado.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é necessário buscar soluções para as mazelas sociais. Tendo em vista esse objetivo, o poder público não pode se furtar em incentivar a inclusão social. Dessa forma, é importante e recomendável os políticos os quais exercem o Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais e senadores) aprovarem leis no sentido de conceder benefícios fiscais e abatimento de impostos às empreiteiras para construírem locais públicos a fim de minimizar a arquitetura excludente. Isso seria efetivado com poucos elementos pontiagudos em calçadas e ruas, além de rampas de acesso e marquises em alguns pontos. Não se deve abrir mão da ordem, mas também não se deve excluir os grupos de pessoas mais vulneráveis. Tal princípio democrático pode começar pela arquitetura, junto à Engenharia. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, não cabe à arquitetura buscar a panaceia, porém cabe a esta ciência buscar a inclusão de indivíduos, sem por em risco a ordem social e o ato de exercer o poder político, assim como a distribuição dos poderes. Não há necessidade de ruptura da ordem para exercer inclusão. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200