"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."(Pablo Neruda). Analisando o cenário atual, observa-se a problemática em relação à arquitetura hostil e a exclusão de pessoas em situação de rua. Ademais, é preciso salientar a violação contra os direitos humanos, com a falta de empatia e respeito por parte da sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
Em primeiro lugar, vale ressaltar a exclusão social em relação as pessoas em situação de rua, esse é um problema que vem crescendo cada vez mais nos dias atuais. Dessa forma, a arquitetura hostil acaba limitando o acesso dessas pessoas a espaços públicos, contribuindo para a falta de acolhimento. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário mencionar a violação dos direitos humanos, embora o uso dessa arquitetura possa ser usada para previnir atos de vandalismo e crime, ela também pode ter efeitos negativos sobre a população, especialmente os mais vulneráveis. Logo, ela é vista como uma forma de discriminação socioespacial, onde certos grupos, como os sem-teto, são impedidos de usar espaços públicos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Cabe aos arquitetos manter a ética de projetar espaços que sejam acessíveis, inclusos e acolhedores. Assim como cabe às autoridades realizar a participação comunitária, envolvendo a comunidade no processo de design e tomada de decisões. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um pojeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |