Desde a Antiga Mesopotâmia, até os dias atuais, o ser humano busca demonstrar maneiras diferentes de demonstrar suas habilidades arquitetônicas, seja por questões religiosas, como arquitetos renascentistas, que construíram templos católicos em suas determinadas épocas, ou por questões políticas, como arquitetos brasileiros planejaram para construir o Planalto da Alvorada. Todavia, recentemente, um novo estilo de arquitetura, que acaba sendo prejudicial para habitantes urbanos, surgiu para gerar questões sociais: a arquitetura hostil. (Formule a tese)
Factualmente, o novo estilo arquitetônico recebe esse nome, (Sem vírgula) por conta de sua "agressividade estrutural", isso é, a maneira que é construída tal objeto urbano, causa desconforto para quem vive às suas proximidades, como desabrigados que precisam dormir nos ambientes urbanos, lhes deixando ainda mais vulneráveis a esse tipo de arquitetura. Assim, com o cenário apresentado, surge questões relacionados à ética, e à moral do cidadão, para demonstrar o quão é desigual, (Sem vírgula) essa forma de exclusão social.
Contudo, a melhor maneira de extinguir a arquitetura hostil, (Sem vírgula) seria a aplicação e elaboração de leis municipais, estaduais, e federais, para restringir a liberdade laboral daqueles que praticam o tal ato civil. Por discussões políticas na Câmara dos Deputados, explicando-lhes o porquê de a hostilidade arquitetônica ser tão prejudicial para os habitantes urbanos das cidades brasileiras, a fim de, (Sem vírgula) criar um ambiente que seja indispensavelmente igualitário, não só para os desabrigados, portanto, para todos que residem em ambientes metropolitanos. Edificando, dessa forma, um Brasil com menos exclusão social. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |