É fato que há muitos moradores de rua no brasil e principalmente nas grandes metrópoles, um bom exemplo é São Paulo, onde há a famosa cracolândia.
Boa parte dessas pessoas são dependentes químicos e usuários de drogas, como maconha, cocaína, crack, metafetamina, e o muito famoso na internet a fora, o K9,por conta dessa situação a quantidade de moradores de rua nas cidades é cada vez maior a cada ano. (Reestruture as discussões iniciais)
A arquitetura hostil é fazer com que lugares aonde onde um morador de rua possivelmente dormiria se tornar um lugar praticamente impossível de deitar-se, exemplos são bancos com apoios de braço no meio, saídas de ar quente onduladas, pedras em canteiros, e outras coisas mais, infelizmente, a arquitetura hostil gera uma exclusão enorme nas pessoas que não têm um lugar para dormir. (Parágrafo frasal. Melhore a coesão e coerência)
(Melhore a estratégia coesiva) Uns dos grandes culpados disso pode ser o governo federal, que permite o fato das prefeituras e dos governos do estado fazerem esse tipo de coisa, fazendo com que ainda mais pessoas fiquem nas ruas e cometendo crimes. (Reestruture essa discussão. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Algo que seria importante para tirar essas pessoa das ruas, seria as ONGs (Desenvolva a sigla) trabalharem para saber se eles são moradores de rua desde pequenos ou algo os colocou em essa situação,pois há muitos moradores de rua que antes disso já foi um trabalhador, alguns até já tiveram a carteira assinada, outros já tiveram uma formação em universidade. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Contudo, isso demorará muito para ocorrer, pois os presidentes "trabalham" em outras coisas para o "bem de nossa nação". (Parágrafo frasal. Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo e por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 80 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |