[Sem título] - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 05/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, A a arquitetura hostil é uma estratégia de design que restringe o comportamento, evitando o uso indevido por determinado grupo de pessoas (Vírgula) especialmente em situação de rua, mantendo um controle social, de maneira opressiva reforçado a exclusão de grupos vulneráveis. (Parágrafo frasal. Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)

Sob esse viés, e notório que arquitetura hostil é usada na justificativa da estética urbana,como por exemplo bancos de praças ou pontos de ônibus, com barras ou divisórias no meio, impedindo que pode deitem no local, Além disso a valo imobiliária, utilizam a estratégia de "limpar" (Melhore a construção de sentido) uma determinada área dificultando acesso de pessoas em situação de rua, para criar um ambiente favorável para moradores com alto poder aquisitivo.

(Boa estratégia coesiva) Em decorrência disso, as consequências desse cenário são amplas e preocupantes, a marginalização grupos sociais vulneráveis, (Sem vírgula) têm menos acesso a áreas de descanso ou abrigos em espaços públicos. Além de que os afastam reforçado, os estigmas sociais.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário criação de políticas públicas de inclusão social, como habilitações e redes de proteção social, a criação de espaço inclusivos , promover soluções mais humanas para problemas sociais. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200