Caminhos para Combater a Arquitetura Hostil e diminuir a Exclusão Social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 04/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Ensaio sobre a Cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no debate sobre a arquitetura hostil, uma forma de exclusão social que vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Com isso surge um problema sério, em virtude do silenciamento e da priorização de interesses financeiros. (Muito bem. Formulou a tese)

Dessa forma, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado sobre a Arquitetura Hostil, uma vez que projetos como os do Padre Julio Lancellotti, que buscam combater a Arquitetura Hostil e ajudar de modo geral a população de rua, são alvos de ataques digitais, como Fake News, falsas acusações e diversos outros artifícios a fim de difamar o próprio Padre, quanto silenciar suas ações de ataque (Melhore a construção desse argumento. Debate pertinente). Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange o problema. Segundo Bauman, os valores humanos vêm sendo colonizados pela “lógica de mercado”, isso pode ser observado no problema da Arquitetura Hostil como forma de exclusão social, uma vez que empresas imobiliárias instalam e financiam pelas prefeituras a confecção de objetos típicos da Arquitetura Hostil, como bancos desconfortáveis e que impedem uma pessoa de deitar, barricadas de concreto embaixo de pontes e dentro de túneis, espinhos de metal nas beiradas e vitrines , e luzes fortes que impedem as pessoas de situação de rua de dormirem no local. Essa atitude tem o intuito de se livrar de moradores de rua dos arredores dos imóveis à venda, seguindo a lógica de mercado de “valorizar” os bens imobiliários e obter um maior lucro na venda ignorando o detrimento de vidas humanas. Por isso, é urgente inverter a lógica de mercado e colocar novamente os valores humanos em primeiro lugar.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante atuar sobre o problema. Cabe ao poder público realizar a proibição da construção de estruturas com design hostil por meio de leis federais, punindo e proibindo empresas privadas, prefeituras e governantes que promovem e realizam obras com o uso da Arquitetura Hostil. Paralelamente, o Poder Público deve combater as Fake News sobre as situações que envolvam a Arquitetura Hostil, ampliando as leis de combate de desinformação, além de criar programas de inclusão social e de combate a Arquitetura Hostil , como os programas do Padre Julio na cidade de São Paulo. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Diretos Humanos uma realidade mais próxima.​​​​​​​ (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200