O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a arquitetura hostil compromete a harmonia social. Diante disso, têm-se um problema fomentado pela exclusão social que gera consequentemente a marginalização. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater exclusão social. De acordo 1º da declaração universal dos direitos humanos, (Iniciais maiúsculas e informações apresentadas com clareza) todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direito, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o Estado deve criar medidas públicas voltadas à exclusão social. Como consequência dessa negligência, a exclusão social em ambientes urbanos, (Sem vírgula) podem dificultar o convívio social e inclusão de diferentes grupos sociais. Dessa forma, fica claro, (Sem vírgula) que as autoridades, com urgência, precisam mudar seu posicionamento diante do impasse. (Melhore a apresentação da dicussão)
Des 2
Outrossim, é crucial explorar o efeito da marginalização como outro agente influenciador do revés. De acordo com uma pesquisa do Extra Online, 74% das pessoas que vivem nas ruas do Brasil são alfabetizadas. diante desse pressuposto, percebe-se que é o governo não criam medidas de para resgatar moradores de rua e combater essa discriminação. Destarte tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a marginalização contribui para a perpetuação desse cenário caótico. (Melhore a construção dessa discussão)
CONCLUSÃO: Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Destarte, com o intuito de militar a arquitetura hostil, necessita-se, urgentemente, que o Ministério dos direitos humanos junto com os governos municipais criarem projetos de leis que impedem esse problema e acolham essas pessoas dando oportunidades de aprendizagem e trabalho. com o intuito de impedir a discriminação e sofrimento dessa classe desprezada. Desse modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da arquitetura hostil e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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