Segundo a filósofa Djamila Ribeiro, a invisibilidade ou a falta de conhecimento de um tema contribuem para a sua ocorrência na sociedade. Analogamente, a arquitetura hostil é um problema desconhecido pela maior parte da população, no qual construções, como bancos, (Não capturou a ideia de arquitetura hostil) são projetadas para causar desconforto e forçar as pessoas se deslocarem involuntariamente, pois a Constituição Federal, documento mais relevante do país, assegura o direito de ir vir e permanecer. (Formule a tese)
Dessa forma, a ocultação da problemática deve ser reduzida através do diálogo aberto e campanhas públicas para que as estruturas de arquitetura hostil ou duvidosa, como pregos, buracos, falta de apoio ou relevo irregular, devem ser identificadas pelos moradores locais, visto que a prática está relacionada a alguns acidentes, devido à falta de equilíbrio e espaço. Como, por exemplo, às antigas cadeiras do MC Donald's que eram finas e não dobráveis, prejudicando obesos e pessoas acima do peso. (Reelabore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a arquitetura hostil e o seu caráter discriminatório e egoísta devem ser punidos a rigor da lei, já que essas construções impedem que moradores de rua se aloquem minimamente durante às noites, causam desconforto de pessoas com deficiência ou doenças e diminui a experiência de clientes em estabelecimentos comerciais que optam por deixar o local o mais rápido possível. Por conseguinte, as denúncias devem ser encorajadas e encaminhadas ao Ministério Público e os responsáveis devem ser punidos e obrigados a modificar as estruturas de forma adequada. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe à população e à mídia promover espaços para o diálogo do sobre o tema, para que a arquitetura hostil e suas consequências sejam evidenciadas, bem como reconhecer as construções que causam desconforto e acidentes com o objetivo de denunciá-las ao poder público para que assim (Vírgula) de fato, os engenheiros e arquitetos anti éticos sejam punidos e a estrutura seja alterada (Melhore a coesão textual) para que assim, de fato, a arquitetura se torne mais amigável e prejudique menos pessoas. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reveja o recorte dado ao tema. Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |