Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para bandeira nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a arquitetura hostil um debate importante sobre essa forma de exclusão social representa (Melhore a construção de sentido) uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do crescimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na alienação da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Precipuamente, vale ressaltar que a débil ação do poder público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo coletivo. As autoridades, todavia, vão de encontro com a idéia de Hobbes, visto que possuem um papel inerte em relação a essa exclusão e, por consequência disso, cria obstáculos para o uso de espaços públicos por determinados grupos, como pessoas em situação de rua, jovens e skatistas, pois não existem políticas públicas eficazes como benefícios sociais (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, é inadiável que a assistência a esses cidadãos seja alcançada a partir medidas governamentais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, uma grande parcela da população se mostra alienada. O intitulado "Paradoxo da Moral" é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jonkélévitch para exemplificar a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a questão de exclusão encontra um forte alicerce na estagnação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar soluções. Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário intolerante.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessas adversidades. Destarte, o governo gederal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério das Cidades, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve (Vírgula) por meio de campanhas publicitárias (Vírgula) resolver esse impasse. Essa ação será realizada com o intuito de não permitir a continuação dessa situação, para que também a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Somente assim, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo Teixeira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |