As dificuldades dos moradores de alguns municípios em meio a mobilidade urbana no dia a dia, com tendências privilegiadas e padrões de construção que excluem moradores e usuários das vias públicas, aumenta a insatisfação e a falta de segurança na cidade. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
O perímetro urbano de alguns municípios deixam a desejar para com os transeuntes que trafegam de motocicletas, os pedestres reclamam bastante sobre as imprudências no trânsito, as crianças já não encontram lugar para brincadeiras com os colegas que moram próximo de suas residências, os cadeirantes reclamam da falta de estrutura das calçadas dos imóveis, a via de acesso aos comércios, a falta de atendimento para deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com mobilidade reduzida, idosos que trafegam a pé reclamam a falta de paciência dos motoristas na faixa de pedestre, e a ausência de guardas municipais nos locais adequados é essencial para uma boa e tranquila movimentação das pessoas. As construções dos imóveis não têm o alinhamento necessário das calçadas e nem todas as calçadas têm o acesso de cadeirante nem a sinalização de pessoas com deficiência.
(Melhore a estratégia coesiva) As ouvidorias das secretarias de obras dos municípios, (Sem vírgula) recebem vários atendimentos de sugestões de melhorias dos fatos mencionados acima, os atendimentos de serviços de informações aos cidadoas recebem pedidos de informações sobre as situações que dificultam a vida dos usuários das vias urbanas, os pedestres, os condutores de veículos de todas as categorias, os deficientes, os cadeirantes, os idosos todos sentem dificuldades em se locomover em meio as vias urbanas dos municípios, a situação é extremamente complexa e discriminatória é um descaso com a vida urbana dos moradores.
(Melhore a estratégia coesiva) O perímetro urbano deixa a desejar para com os transeuntes que trafegam nos municípios, para solucionar o problema é necessário que o poder público realize uma ação integrada com os gestores (Vírgula) em caráter de urgência, acione as autoridades das secretarias para resolver a situação antes que se torne um caos, verificar os padrões e normas de construção de imóveis, verificar as conformidades com a Lei Orgânica de cada município e averiguar de onde veio o início desta situação, qual a origem do problema, para dar início aos trabalhos de melhorias, sem estas iniciativa é impossível encontrar um trabalho que resolva o problema e deixe a população satisfeita com o resultado dos trabalhos.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões respeitando o recorte temático. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |