"Ataide". As mobilidades urbanas que dificultam a vida dos moradores dos municípios. - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 04/10/2024

Status:

Corrigida
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As dificuldades dos moradores de alguns municípios em meio a mobilidade urbana no dia a dia, com tendências privilegiadas e padrões de construção que excluem moradores e usuários das vias públicas, aumenta a insatisfação e a falta de segurança na cidade. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)

O perímetro urbano de alguns municípios deixam a desejar para com os transeuntes que trafegam de motocicletas, os pedestres reclamam bastante sobre as imprudências no trânsito, as crianças já não encontram lugar para brincadeiras com os colegas que moram próximo de suas residências, os cadeirantes reclamam da falta de estrutura das calçadas dos imóveis, a via de acesso aos comércios, a falta de atendimento para deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com mobilidade reduzida, idosos que trafegam a pé reclamam a falta de paciência dos motoristas na faixa de pedestre, e a ausência de guardas municipais nos locais adequados é essencial para uma boa e tranquila movimentação das pessoas. As construções dos imóveis não têm o alinhamento necessário das calçadas e nem todas as calçadas têm o acesso de cadeirante nem a sinalização de pessoas com deficiência.

(Melhore a estratégia coesiva) As ouvidorias das secretarias de obras dos municípios, (Sem vírgula) recebem vários atendimentos de sugestões de melhorias dos fatos mencionados acima, os atendimentos de serviços de informações aos cidadoas recebem pedidos de informações sobre as situações que dificultam a vida dos usuários das vias urbanas, os pedestres, os condutores de veículos de todas as categorias, os deficientes, os cadeirantes, os idosos todos sentem dificuldades em se locomover em meio as vias urbanas dos municípios, a situação é extremamente complexa e discriminatória é um descaso com a vida urbana dos moradores. 

(Melhore a estratégia coesiva) O perímetro urbano deixa a desejar para com os transeuntes que trafegam nos municípios, para solucionar o problema é necessário que o poder público realize uma ação integrada com os gestores (Vírgula) em caráter de urgência, acione as autoridades das secretarias para resolver a situação antes que se torne um caos, verificar os padrões e normas de construção de imóveis, verificar as conformidades com a Lei Orgânica de cada município e averiguar de onde veio o início desta situação, qual a origem do problema, para dar início aos trabalhos de melhorias, sem estas iniciativa é impossível encontrar um trabalho que resolva o problema e deixe a população satisfeita com o resultado dos trabalhos. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões respeitando o recorte temático. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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