A arquitetura hostil e a restrição de direitos sociais - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 03/10/2024

Status:

Corrigida
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A Carta Magna de 1988 estabelece, em seu artigo 5º, os direitos e garantias fundamentais inerentes aos cidadãos brasileiros. Todavia, não há cumprimento pleno da legislação constitucional, uma vez que direitos sociais e a dignidade humana são violados no país, tal como ocorre com o problema da arquitetura hostil, que limita o acesso de determinados grupos a espaços públicos. Esse problema tem raízes no âmbito da invisibilidade social e da negligência estatal. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Nesse contexto, inicialmente é imperioso trazer à tona a questão que afeta os grupos marginalizados pelo fenômeno da arquitetura hostil. De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, os problemas sociais devem tornar-se visíveis de modo a favorecer as soluções. Isso também se aplica às pessoas - notadamente as populações em situações de rua - que se encontram prejudicadas por barreiras que impedem o acesso delas a praças, viadutos, calçadas etc. Esses obstáculos limitam sobremaneira a circulação e a permanência desses indivíduos nos espaços mencionados, configurando uma forma agressiva de exclusão social.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é patente a indiferença do Estado no que concerne à situação precária dessas populações, agravada pela hostilidade dos elementos de construção urbana com função restritiva. Segundo John Locke, o Estado tem como objetivo garantir o bem-estar social. Entretanto, isso não se evidencia na prática, na medida em que a arquitetura hostil inviabiliza o conforto e a segurança das populações marginalizadas. Dentro dessa perspectiva, moradores de rua tornam-se extremamente vulneráveis, uma vez que geralmente não encontram, nos espaços urbanos, locais onde possam abrigar-se. (Explore mais esse argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário promover mudanças nesse cenário desfavorável. Nesse sentido, cabe aos governos - nas esferas municipais e estaduais - desenvolver políticas públicas com vistas à proteção social dos indivíduos em situação de rua e de vulnerabilidade social, o que pode ser viabilizado por meio de criação de espaços para acolhimento desses grupos. Outrossim, a problemática inerente à arquitetura hostil deve ser amplamente debatida nos espaços de discussão social, na mídia, nas escolas etc., de forma a tornar essa questão mais visível à sociedade e, com isso, gerar reflexões para a solução do problema. Tais medidas permitirão que os direitos sociais descritos na Constituição Federal sejam respeitados, garantindo mais dignidade aos cidadãos socialmente menos favorecidos e eliminando as situações de exclusão.​​​​​​​ (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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