A Carta Magna de 1988 estabelece, em seu artigo 5º, os direitos e garantias fundamentais inerentes aos cidadãos brasileiros. Todavia, não há cumprimento pleno da legislação constitucional, uma vez que direitos sociais e a dignidade humana são violados no país, tal como ocorre com o problema da arquitetura hostil, que limita o acesso de determinados grupos a espaços públicos. Esse problema tem raízes no âmbito da invisibilidade social e da negligência estatal. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Nesse contexto, inicialmente é imperioso trazer à tona a questão que afeta os grupos marginalizados pelo fenômeno da arquitetura hostil. De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, os problemas sociais devem tornar-se visíveis de modo a favorecer as soluções. Isso também se aplica às pessoas - notadamente as populações em situações de rua - que se encontram prejudicadas por barreiras que impedem o acesso delas a praças, viadutos, calçadas etc. Esses obstáculos limitam sobremaneira a circulação e a permanência desses indivíduos nos espaços mencionados, configurando uma forma agressiva de exclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é patente a indiferença do Estado no que concerne à situação precária dessas populações, agravada pela hostilidade dos elementos de construção urbana com função restritiva. Segundo John Locke, o Estado tem como objetivo garantir o bem-estar social. Entretanto, isso não se evidencia na prática, na medida em que a arquitetura hostil inviabiliza o conforto e a segurança das populações marginalizadas. Dentro dessa perspectiva, moradores de rua tornam-se extremamente vulneráveis, uma vez que geralmente não encontram, nos espaços urbanos, locais onde possam abrigar-se. (Explore mais esse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário promover mudanças nesse cenário desfavorável. Nesse sentido, cabe aos governos - nas esferas municipais e estaduais - desenvolver políticas públicas com vistas à proteção social dos indivíduos em situação de rua e de vulnerabilidade social, o que pode ser viabilizado por meio de criação de espaços para acolhimento desses grupos. Outrossim, a problemática inerente à arquitetura hostil deve ser amplamente debatida nos espaços de discussão social, na mídia, nas escolas etc., de forma a tornar essa questão mais visível à sociedade e, com isso, gerar reflexões para a solução do problema. Tais medidas permitirão que os direitos sociais descritos na Constituição Federal sejam respeitados, garantindo mais dignidade aos cidadãos socialmente menos favorecidos e eliminando as situações de exclusão. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |