"Vidas ao léu: trajetórias de exclusão social", (Sem vírgula) retrata a precariedade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Sarah Escorel é diversificada no tema "Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social", a exclusão social de grupos vulneráveis (Melhore a construção dessa ideia). Com isso, emerge um problema sério, em virtude da Invisibilidade da exclusão social e da arquitetura como instrumento de exclusão. (Apresente as discussões iniciais com mais clareza)
De início, entende - se que (invisibilidade da exclusão social) é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade, porque a crítica de Sarah Escorel aprofunda essa discussão, revelando como a arquitetura, ao invés de promover a inclusão, é utilizada como ferramenta de controle social, em virtude dessa alienação, a arquitetura hostil persiste no corpo social. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a (arquitetura como instrumento de exclusão) também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, da prática, ao em vez de promover a convivência e a diversidade, reforça estereótipos e alimenta a intolerância. Ao criar barreiras físicas e simbólicas, impede o desenvolvimento de comunidades mais justas e equitativas. Desse modo, ao enxergar a permanência da arquitetura hostil, compreende-se, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ela inclina-se a ter grande relevância social e que impacta diretamente a vida de muitas pessoas. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, é importante que as pessoas tome providências para alterar o quadro atual. Para contribuir para a precarização da vida de milhões de pessoas, urge que o cidadão construir, por meio de rápido, participação em movimentos sociais, (Melhore a construção de sentido) assim será possível em longo prazo melhorar a realidade da sociedade brasileira que está vivendo com a arquitetura hostil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Reelabore)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |