Arthur Schopenhauer, filósofo Alemão, retrata que o homem pensa que seu próprio campo de visão é o limite do mundo. Dessa maneira, a ausência de informação sobre os diferente cenários torna o indivíduo acomodado e alienado. De maneira análoga, na sociedade contemporânea (Vírgula) essa realidade está presente quando se observa a arquitetura hostil que sugere a seletividade do ambiente destinado à determinados grupos. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona o aumento de problemas com o cenário de exclusão social. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência e a liberdade à paisagem urbana contribui para a reverberação da segregação de famílias mais pobres. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, todos os cidadãos têm direitos à igualdade e à dignidade. A partir dessa prerrogativa, é notável que em razão da invisibilidade social gerada pelas barreiras de acesso impacta negativamente o direito à cidade e a democracia, limitando a liberdade individual e tornando os espaços desconfortáveis e menos inclusivos. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário de exclusão não continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos na sociedade. Tendo em vista o comum cenário de exclusão de grupos de pessoas assim como pela falta de pertencimento social, corrobora para a geração de consequências segregacionistas. De acordo com o geógrafo David Harvey, que diz “A gentrificação, construção de condomínios fechados e a ‘Disneyficação’ do espaço contra a falta de moradia bárbara, a falta de habitação a preços acessíveis e degradantes ambientes urbanos para a massa da população”. Por conseguinte, a ocultação desses grupos proporciona seletividade, enobrecimento no local e não-pertencimento total na comunidade. Com efeito, esse indivíduo fica segregado das relações sociais pela prevalência da falta de apoio e interação o que gera transtornos e desigualdade. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a arquitetura hostil e a exclusão social provocada. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e iniciativas para colaborar no pertencimento social de todos, tendo como objetivo melhorar as relações na sociedade. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os indivíduos possam conviver com a uma sociedade bem estruturada e colaborativa, ao contrário do que é retratado por Arthur Schopenhauer. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |