A ausência de pertencimento social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 03/10/2024

Status:

Corrigida
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Arthur Schopenhauer, filósofo Alemão, retrata que o homem pensa que seu próprio campo de visão é o limite do mundo. Dessa maneira, a ausência de informação sobre os diferente cenários torna o indivíduo acomodado e alienado. De maneira análoga, na sociedade contemporânea (Vírgula) essa realidade está presente quando se observa a arquitetura hostil que sugere a seletividade do ambiente destinado à determinados grupos. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona o aumento de problemas com o cenário de exclusão social. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência e a liberdade à paisagem urbana contribui para a reverberação da segregação de famílias mais pobres. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, todos os cidadãos têm direitos à igualdade e à dignidade. A partir dessa prerrogativa, é notável que em razão da invisibilidade social gerada pelas barreiras de acesso impacta negativamente o direito à cidade e a democracia, limitando a liberdade individual e tornando os espaços desconfortáveis e menos inclusivos. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário de exclusão não continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos na sociedade. Tendo em vista o comum cenário de exclusão de grupos de pessoas assim como pela falta de pertencimento social, corrobora para a geração de consequências segregacionistas. De acordo com o geógrafo David Harvey, que diz “A gentrificação, construção de condomínios fechados e a ‘Disneyficação’ do espaço contra a falta de moradia bárbara, a falta de habitação a preços acessíveis e degradantes ambientes urbanos para a massa da população”. Por conseguinte, a ocultação desses grupos proporciona seletividade, enobrecimento no local e não-pertencimento total na comunidade. Com efeito, esse indivíduo fica segregado das relações sociais pela prevalência da falta de apoio e interação o que gera transtornos e desigualdade. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a arquitetura hostil e a exclusão social provocada. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e iniciativas para colaborar no pertencimento social de todos, tendo como objetivo melhorar as relações na sociedade. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os indivíduos possam conviver com a uma sociedade bem estruturada e colaborativa, ao contrário do que é retratado por Arthur Schopenhauer. ​​​​​​​(Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200