No contexto atual, o Brasil enfrenta o problema da arquitetura hostil e suas consequências segregacionistas, as quais afetam principalmente os menos favorecidos. Esta estratégia arquitetônica contribui para o aumento da desigualdade social, além da discriminação. Logo, é necessário haver uma solução que amenize este entrave nacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar como esta ação está em desacordo com a lei da nação. Conforme ilustrado no Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, o direito de se locomover livremente dentro do território é igual para todos, sem distinção. Entretanto, o modelo hostil impede este direito ao limitar a circulação de pessoas em espaço público. (Argumento pertinente, no entanto precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar que esta medida visa a exclusão social, algo que precisa ser evitado. Durante o século XIX (Vírgula) nos Estados Unidos, as Leis de Jim Crow estavam em vigor, que criavam espaços racialmente segregados. Em paralelo à atualidade, o modelo apresentado tem objetivo semelhante. (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo, órgão responsável pelo bem-estar da população, criar um projeto de lei que proíba esse tipo de construção. (Melhore a coesão textual) Por intermédio do Poder Legislativo, a meta de acabar com essa prática será alcançada. E, consequentemente, esta forma de separação social será sanada. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |