José Datrino, conhecido popularmente de Profeta Gentileza, escreveu frases em pilastras de um viaduto do Rio de Janeiro que remetiam à solidariedade, proporcionando um espaço inclusivo. De encontro a tal atitude, a arquitetura hostil proporciona um ambiente de exclusão social. Com efeito, deve-se analisar os causadores da permanência dessa ação em espaços urbanos: a negligência estatal e o egoísmo humano. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é fundamental que o Estado garanta ambientes inclusivos para todos os cidadãos. O artigo 3° da Constituição Federal do Brasil consta como um dos seus objetivos a construção de uma sociedade mais solidária. No entanto, a construção de calçadas com pisos irregulares, ou com aspecto aspero, e bancos divididos por barras metálicas, impossibilitam tal desejo na medida que excluem moradores de rua, fazendo com que não frequentem determinado espaço público (Dê exemplos de situações que realmente aconteceram). Dessa forma, é evidente que não está sendo posto em prática os preceitos da Carta Magna do país.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a esse problema, soma-se as atitudes egoístas de empresários. Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o individualismo é a característica mais marcante da sociedade moderna. Consoante a esse pensamento, grandes comerciantes utilizam da arquitetura hostil na faixada de suas lojas com o objetivo de incapacitar a permanência de indivíduos nessa área, dando um aspecto mais higiênico, atraindo assim mais clientes. (Melhore a construção dessa discussão) Contudo, é necessário a cobrança populacional a essa atitude que afeta negativamente sobre tudo os mais miseráveis.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, medidas para o tema abordado. O Poder Legislativo municipal de cada um dos 5570 municípios brasileiro deve fiscalizar se de fato a Lei: Padre Júlio Lancelotti - lei que proíbe a arquitetura hostil em espaços públicos - está sendo aplicado por meio de visitas constantes às ruas, a fim de mitigar a ocorrência desta ação. Além disso, indivíduos devem cobrar das lojas que utilizam dessa estratégia exclusiva, por meio das redes sociais, para que eles sejam pressionados a mudarem de atitude. Dessa maneira o país verde-amarelo ficará mais próximo da nação solidária almejada pelo Profeta Gentileza. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |