A arquitetura hostil caracteriza-se por dificultar ou impossibilitar o conforto e abrigo de pessoas em locais de grande circulação, como pontos de ônibus, praças e fachadas de estabelecimentos comerciais. A utilização desse método arquitetônico em centros urbanos visa o afastamento de pessoas em situação de rua, jovens e até skatistas, ao impedir sua permanência nesses locais. (Formule a tese)
Como resultado, esses grupos sociais são excluídos da paisagem das cidades. As mais afetadas são as pessoas em situação de rua, já em extrema vulnerabilidade, que frequentemente utilizam esses locais para dormir e se abrigar da chuva ou sol. Ainda mais no cenário atual, em que enfrentamos calores extremos e consequências de queimadas (como ar seco e fuligem), agravando os riscos de desidratação, insolação e óbitos. (Explore mais essa discussão. Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Todavia, impedir o abrigo dessas pessoas não resolve o problema, só o transfere de lugar. Além disso, fere sua dignidade, ao atentar contra seu direito de transitar livremente, como qualquer outro cidadão. (Explore mais esse argumento)
Portanto, urge a necessidade de políticas promovidas pelo governo municipal, visando o acolhimento, e que busquem suprir as necessidades mais urgentes de pessoas em situação de rua. A ampliação de abrigos é essencial, pois conduz a mais dignidade, ao possibilitar o acesso à higiene pessoal, alimentação balanceada e convívio social. Também tem um papel importante as campanhas de distribuição de refeições, água e cobertores. (Apenas esboçou uma proposta de intervenção)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, promove-se o acolhimento de diversos grupos sociais e garante-se que sua presença não seja apagada das paisagens urbanas, gerando um convívio em sociedade mais diverso. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |