[Sem título] - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 02/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O conceito "banalidade do mal", de Hanna Arendt, remete à ocorrência de percalços normalizados pelo meio social. Paralelamente, a sociedade brasileira hodierna banaliza a presença da arquitetura hostil como forma de exclusão de tecidos sociais apartados de seus direitos de livre gozo de espaços urbanos. Desse modo, é preciso debater acerca de dois propulsores dessa conjuntura inaceitável: o Estado negligente e a invisibilidade midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Nesse contexto, é preciso atentar para o papel do Estado na manutenção de construções adversas. Sob essa ótica, o sociólogo Loic Wacquant responsabiliza o individualismo de governadores pela ineficácia do governo. De modo análogo, o cenário contemporâneo dialoga com o postulado do sociólogo, uma vez que governantes ignoram o apelo de populações vulneráveis por não corresponderem com seus próprios interesses. Esse quadro explica, por exemplo, a construção de bancos segmentados em áreas públicas e pedras acuminadas, sobretudo em locais de possível moradia (Apresente fatos). Por conseguinte, a inoperância estatal corrobora a manutenção da exclusão social.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notável a omissão dos meios de comunicação no que tange a problemática. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro propõe que o primeiro passo para solucionar um problema é retirá-lo da obscuridade. Paradoxalmente, a realidade brasileira corrompe o postulado da filósofa, já que os meios de comunicação falham em divulgar a realidade da ordem social urbana. Esse cenário explicita, por exemplo, a incapacidade das mídias em cumprir seu papel informacional, sobretudo o incentivo à mobilização social. Consequentemente, a lacuna midiática admite a invisibilidade dos setores sociais mais rebaixados.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário combater o descaso estatal e a omissão midiática. Dessa forma, espera-se que o governo federal - principal promotor da harmonia social -, por intermédio de reformas sociais, repudie a arquitetura hostil a fim de permitir o livre acesso à espaços públicos por todos os níveis sociais. Ademais, cabe aos meios de comunicação - importantes fontes de informações -, por meio do aumento de denuncias, promover a conscientização do público a fim de incentivar a reivindicação de políticas e cobranças do governo. Assim, objetiva-se distanciar do cenário de banalidade das adversidades sociais. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!