O conceito "banalidade do mal", de Hanna Arendt, remete à ocorrência de percalços normalizados pelo meio social. Paralelamente, a sociedade brasileira hodierna banaliza a presença da arquitetura hostil como forma de exclusão de tecidos sociais apartados de seus direitos de livre gozo de espaços urbanos. Desse modo, é preciso debater acerca de dois propulsores dessa conjuntura inaceitável: o Estado negligente e a invisibilidade midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Nesse contexto, é preciso atentar para o papel do Estado na manutenção de construções adversas. Sob essa ótica, o sociólogo Loic Wacquant responsabiliza o individualismo de governadores pela ineficácia do governo. De modo análogo, o cenário contemporâneo dialoga com o postulado do sociólogo, uma vez que governantes ignoram o apelo de populações vulneráveis por não corresponderem com seus próprios interesses. Esse quadro explica, por exemplo, a construção de bancos segmentados em áreas públicas e pedras acuminadas, sobretudo em locais de possível moradia (Apresente fatos). Por conseguinte, a inoperância estatal corrobora a manutenção da exclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notável a omissão dos meios de comunicação no que tange a problemática. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro propõe que o primeiro passo para solucionar um problema é retirá-lo da obscuridade. Paradoxalmente, a realidade brasileira corrompe o postulado da filósofa, já que os meios de comunicação falham em divulgar a realidade da ordem social urbana. Esse cenário explicita, por exemplo, a incapacidade das mídias em cumprir seu papel informacional, sobretudo o incentivo à mobilização social. Consequentemente, a lacuna midiática admite a invisibilidade dos setores sociais mais rebaixados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário combater o descaso estatal e a omissão midiática. Dessa forma, espera-se que o governo federal - principal promotor da harmonia social -, por intermédio de reformas sociais, repudie a arquitetura hostil a fim de permitir o livre acesso à espaços públicos por todos os níveis sociais. Ademais, cabe aos meios de comunicação - importantes fontes de informações -, por meio do aumento de denuncias, promover a conscientização do público a fim de incentivar a reivindicação de políticas e cobranças do governo. Assim, objetiva-se distanciar do cenário de banalidade das adversidades sociais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |