Na música "Dormi na Praça", da dupla Bruno e Marrone, é retratado um diálogo entre um homem que dormiu no banco da praça e um guarda. A priori, o guarda confunde a situação do homem, com a um morador de rua e o expulsa do banco. Fora da música, pessoas em vunerabilidade social no Brasil são tratadas desta forma, quando necessitam de um local para descansar ou se proteger. Na atualidade, os "guardas de praça", (Sem vírgula) foram substituídos pela arquitetura hostil, que visa controlar ambientes e segregar espaços, trazendo um sensorial rude e agressivo à área urbana. Dado que, (Sem vírgula) a omissão do Estado e o interesse dos grandes empresários, (Sem vírgula) fazem a manutenção e garantem a continuidade desta problemática no país. (Muito bem. Contextualizou e formulou a tese)
Ademais, a arquitetura hostil fere a condição humana, que a torna indigna e desconfortável, em todos os níveis sociais, graças ao descaso do Estado. Contudo, a Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) garante (Vírgula) em seu corpo, o direito de ir e vir e o tratamento digno a qualquer cidadão. Sendo assim, a arquitetura hostil, com seus traços pontiagudos em pisos para ferir, segregacionista em bancos para não descansar, promove a separação do cidadão de seu pleno direito como brasileiro. Num cenário que envolva moradores de rua, não é sabido os motivos que os desabrigaram, mas a arquitetura deve ser humana e que preserve todos os cidadãos, os abrigando contra a chuva, frio e ao o sol. Urge ao Estado respeitar a Constituição Cidadã, fiscalizando e impedindo que esta arquitetura se perpetue no Brasil. (Apresente exemplos de situações que aconteceram, de fato, para exemplificar)
Diante deste cenário, destaca-se o interesse e atuação dos grandes empresários em impedir livre circulação e permanência da população nas ruas brasileiras. Segundo o filósofo John Locke, defensor do liberalismo, é dever do Estado gerir conflitos e inibir ações que impossibilitem a liberdade e os direitos do cidadão. Sob esse viés, a atuação de grandes empresários patrocinando projetos de arquiteturas hostis, como por exemplo, toldos que gotejam água e bancos com separações protuberantes, entra em conflito com a sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Nestes tipos de estruturas, trabalhadores não conseguem se manter secos na chuva, mães não conseguem sentar com seus filhos, e a comunidade não consegue exercer a sua liberdade. Os grandes empresários apenas visam seus interesses e lucros, sem se importar com a condição humana.
(Boa estratégia coesiva) Em vista disto, essa arquitetura em forma de exclusão social deve ser impedida em território brasileiro. O Estado, através do Ministério da Viação e Obras Públicas, designará profissionais municipais já concursados, a fiscalização das arquiteturas urbanas, aproveitando o amparato das Secretárias de Obras dos municipios brasileiros. Além disso, o Ministério da Viação e Obras Públicas, (Sem vírgula) fornecerá recursos como carros para apoiar a operação. Com isto, o profissional ao encontrar arquiteturas hostis, deverá aplicar multas aos empresários e entidades responsáveis, educando, a partir da penalização monetária, o impedimento desse viés anticonstitucional. Desta forma, agressões a sociedade, como o da música de Bruno e Marrone, perderá força e sumir aos poucos do nosso Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |