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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 02/10/2024

Status:

Corrigida
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Em outubro de 1988, a sociedade brasileira conheceu um dos documentos mais importantes do país: a Constituição Cidadã, cujo teor jurídico assegura o direito ao acesso a espaços públicos de qualidade para todos os cidadãos. No entanto, a persistência da arquitetura hostil impede que as populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, usufruam plenamente desse direito constitucional. Com efeito, para solucionar esse impasse, é necessário combater não só a invisibilidade dessas pessoas, mas também a omissão do Estado. (Muito bem. Contextualizou e formulou a tese)

Diante desse cenário, a arquitetura hostil fragiliza a dignidade humana das pessoas em situação de rua. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos — promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) — garante que todos os indivíduos façam jus a direitos básicos, como o acesso a ambientes públicos seguros e inclusivos. No Brasil, entretanto, essas populações estão distantes de usufruir dos benefícios previstos pelas Nações Unidas, sobretudo devido à instalação de obstáculos físicos em bancos, calçadas e praças, projetados para afastar e excluir (Cite alguns exemplos). Assim, se essas pessoas continuarem a ser marginalizadas, os direitos proclamados em 1948 permanecerão como privilégios inatingíveis.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a inércia estatal inviabiliza o combate à exclusão social gerada pela arquitetura hostil. A esse respeito, o filósofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de “Contrato Social”, a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, por sua vez, garantiria direitos inalienáveis à população. Contudo, a arquitetura hostil evidencia a incapacidade do poder público brasileiro em cumprir o contrato social de Locke, visto que essas práticas urbanas segregacionistas continuam a ser amplamente adotadas, o que representa um grave desafio (Cite exemplos). Desse modo, enquanto a omissão do Estado persistir, o Brasil continuará a conviver com um dos problemas mais graves para essas populações: a exclusão social no ambiente urbano.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas concretas sejam adotadas para enfrentar a arquitetura hostil. Nessa perspectiva, o governo federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério das Cidades, deve implementar ações efetivas, como atribuição de instalações urbanas discriminatórias e a promoção de projetos desenvolvidos inclusivos, por meio de regulamentos rigorosos e de fiscalização, para facilitar o acesso de todos aos espaços públicos. Além disso, campanhas educativas e informativas devem ser intensificadas na mídia, movendo-se para informar e sensibilizar a população sobre a importância das cidades inclusivas e dos benefícios a elas associadas. Só assim será possível superar as barreiras impostas pela carência de espaços urbanos democráticos e avançar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, conforme preconizado pelas Nações Unidas. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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