Em "Vidas Secas", obra cinematográfica do autor Graciliano Ramos, uma família vive de forma miserável devido à seca e à falta de recursos. Entretanto, esta situação poderia ser evitada caso o governo soubesse algo sobre essa realidade, com o objetivo do auxílio populacional. Logo, no Brasil, o Censo é essencial para que as políticas públicas sejam atendidas, trazendo mais informações sobre a população e um maior atendimento às suas necessidades.
A princípio, vale ressaltar que os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) devem ser mais valorizados. Contudo, esse contexto está se tornando cada vez mais frequente, visto que esse conhecimento poderia ser melhor utilizado. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure os direitos básicos da população, como alimentação, saneamento básico e moradia, alguns cidadãos brasileiros ainda vivenciam a pobreza, algo que poderia ser resolvido desde que essas informações fossem usadas para a criação de leis governamentais para a assistência dessas pessoas. (Discussão pertinente. Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, para que aqueles em dificuldades econômicas, sociais ou de caráter físico e emocional sejam auxiliados, é essencial uma especificação sobre cada indivíduo. Por isso, é preciso que, além da noção sobre a parte estatística, o censo tenha a função de facilitar a ajuda à população. Desta forma, conforme o filósofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem, uma vez que mesmo com a posse desses conceitos, o Brasil ainda não os utiliza com esse intuito, sofrendo suas consequências.
(Boa estratégia coesiva) Logo, o governo federal deve promover campanhas a favor do uso do censo como forma de facilitação do auxílio à população. Essa divulgação ocorrerá nos meios de comunicação, onde um maior público poderá ser alcançado a partir de anúncios e propagandas. Desta maneira, haverá uma maior conscientização sobre a importância do censo, tendo em vista a criação de políticas públicas no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |