A Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro — garante o desenvolvimento e a valorização de pesquisas, incluindo os levantamentos estatísticos. Entretanto, essa garantia não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a importância do Censo não é devidamente reconhecida. Nesse sentido, torna-se premente analisar as principais causas do problema: a falta de prioridade governamental e a invisibilidade midiática.
Diante desse contexto, é válido postular que a insuficiência estatal é um entrave presente no problema. O livro "Cidadão de Papel", do escritor Gilberto Dimenstein, aborda a divergência entre as leis constitucionais e a contemporaneidade. Assim como na obra, os direitos assegurados na Constituição não são amplamente aplicados, já que os órgãos políticos negligenciam investimentos no Censo. Essa inoperância governamental afeta diretamente a parcela populacional que não tem suas demandas atendidas, pois sem o investimento adequado em pesquisas estatísticas a criação de políticas públicas não ocorre. Nesse aspecto, é fundamental melhorar a organização governamental. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, convém ressaltar que a ausência de visibilidade midiática agrava a situação. A filósofa Djamila Ribeiro afirma que é preciso tirar uma problemática da invisibilidade para que soluções sejam pensadas. No entanto, os recursos midiáticos não tratam sobre a importância do Censo e as melhoras que ele causa na sociedade — como nos âmbitos educacionais, socioeconômicos e referentes à saúde. O que faz com que o tema careça da visibilidade necessária e, consequentemente, os avanços que as pesquisas estatísticas proporcionam não acontecem. Dessa forma, é necessário tirar a situação da invisibilidade urgentemente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse complexo desafio hodierno. Para isso, o governo federal deve desenvolver políticas que visem ampliar a valorização de pesquisas no Brasil. Isso pode ocorrer por meio de investimentos financeiros nas áreas que realizam os levantamentos estatísticos — como melhorar os meios que transportam os pesquisadores e os equipamentos eletrônicos que eles utilizam, objetivando realizar pesquisas mais verídicas e promover melhoras nos setores necessários. Tal ação pode, ainda, contar com cursos profissionalizantes que busquem capacitar devidamente os pesquisadores. Paralelamente, é preciso tirar a situação da invisibilidade, por meio da divulgação das realizações do Censo via recursos midiáticos. Dessa maneira, os direitos constitucionais serão efetivados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Você está no caminho. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |