O Brasil, como um país de grande extensão territorial, precisa de meios práticos para poder catalogar a situação do povo brasileiro. O Censo é um desses meios, que busca o resgate de informações para saber as melhorias que devem ocorrer no país. Porém, a falta de interesse na participação pública e as falsas informações divulgadas prejudicam a realização de tal ação.
A cidadania é a capacidade do indivíduo exercer seus direitos e deveres dentro da sociedade, um dos direitos é a participação no Censo, porém, o desinteresse por parte da população em responder com sinceridade as perguntas ou atender aos agentes públicos tornam o direito em um momento desagradável, ainda mais pela falta de incentivo público para realizá-la (Melhore a construção dessa ideia). Para acentuar essa situação, também ocorre muita desinformação sobre como ocorre o Censo, o que pode trazer desconfiança ao público, o que atrapalha na realização de melhorias para o desenvolvimento do Brasil.
(Melhore a estratégia coesiva) As "Fake News", como as que ocorreram sobre as vacinas da Covid-19, que influenciaram grande parte da população à não se protegerem contra a doença, as falsas notícias também fazem com que muitas pessoas não respondam ao Censo, ao pensarem que podem ser prejudicadas com algum imposto acrescentado ou retirada de algum direito público. Dentro da desinformação, também se encontram os golpistas, ao se passarem por agentes públicos entram no domicílio da vítima e as roubam. Muitas vezes essa situação acontece por não conferir a identificação dos que estão para realizar a ação. Desta maneira, ocorre uma insegurança em realizar a pesquisa do Censo por parte dos moradores. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma atitude a ser tomada pelo Estado é a publicação informações sobre os agentes que estão em atuação nessa pesquisa, além da divulgação do que é feito com as respostas extraídas da população. Dessa forma, haverá maior cooperação entre população e Estado, o que acarreta no melhoramento para a criação das Políticas Públicas para o Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |