KR 09/24 - Banco de redações


O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Enviada em: 21/09/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Quem sabe a hora, não espera acontecer". A frase de Geraldo Vandré retrata, atemporalmente, a urgência do reconhecimento do Censo, crucial para a criação de políticas públicas, considerando que deve haver uma ação eminente do Estado para uma solução eficaz da problemática. Diante disso, é necessário analisar essa questão, com foco em deliberações e não distorção de informações, buscando um equilíbrio entre poder e liberdade.

Nesse contexto, é relevante enfatizar, antes de mais nada, que a falta de debate é central para a compreensão do impasse. Como dizia o filósofo Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim a reação a elas." Semelhante a essa frase, no contexto atual do Brasil, a ausência de discussões e diálogos sobre temas importantes impede a conscientização e a resolução de problemas sociais e políticos. Desse modo, são de suma importância medidas que interferiram na desvalorização do Censo. (Explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar como promotor da adversidade a manipulação midiática. Como disse Hearst, líder da impressa sensacionalista nos Estados Unidos, durante a Guerra Hispano-Americana de 1898, "Você fornece as fotos e cria-se a guerra", nota-se que o controle e direcionamento das informações divulgadas pela mídia, (Sem vírgula) influencia a opinião pública e molda comportamentos e percepções (Melhore a construção dessa ideia). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar na nação brasileira.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, algo precisa ser feito com urgência para disseminar o imbróglio. Para isso, cabe ao poder público, na figura do Ministério da Educação, em parceria com a mídia nacional, por intermédio de palestras e campanhas, desenvolva a educação crítica e cidadã dos indivíduos e promova debates. Nesse sentido, o fito de tal ação é a valorização do Censo na criação de políticas públicas. A partir disso será possível reduzir significamente esse cenário. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200