"Quem sabe a hora, não espera acontecer". A frase de Geraldo Vandré retrata, atemporalmente, a urgência do reconhecimento do Censo, crucial para a criação de políticas públicas, considerando que deve haver uma ação eminente do Estado para uma solução eficaz da problemática. Diante disso, é necessário analisar essa questão, com foco em deliberações e não distorção de informações, buscando um equilíbrio entre poder e liberdade.
Nesse contexto, é relevante enfatizar, antes de mais nada, que a falta de debate é central para a compreensão do impasse. Como dizia o filósofo Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim a reação a elas." Semelhante a essa frase, no contexto atual do Brasil, a ausência de discussões e diálogos sobre temas importantes impede a conscientização e a resolução de problemas sociais e políticos. Desse modo, são de suma importância medidas que interferiram na desvalorização do Censo. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar como promotor da adversidade a manipulação midiática. Como disse Hearst, líder da impressa sensacionalista nos Estados Unidos, durante a Guerra Hispano-Americana de 1898, "Você fornece as fotos e cria-se a guerra", nota-se que o controle e direcionamento das informações divulgadas pela mídia, (Sem vírgula) influencia a opinião pública e molda comportamentos e percepções (Melhore a construção dessa ideia). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar na nação brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, algo precisa ser feito com urgência para disseminar o imbróglio. Para isso, cabe ao poder público, na figura do Ministério da Educação, em parceria com a mídia nacional, por intermédio de palestras e campanhas, desenvolva a educação crítica e cidadã dos indivíduos e promova debates. Nesse sentido, o fito de tal ação é a valorização do Censo na criação de políticas públicas. A partir disso será possível reduzir significamente esse cenário. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |