O filósofo francês Michel Foucault destaca a importância dos dados na construção da verdade social. Contudo, ao observar a realidade brasileira, percebe-se uma lacuna na utilização dessas informações, especialmente em relação ao Censo Demográfico. A resistência da população em participar, alimentada por desconfianças e falta de esclarecimento, compromete a elaboração de políticas públicas essenciais. Surge, assim, um problema que reflete a fragilidade da relação entre Estado e cidadão, evidenciando a urgência de ações que promovam a conscientização sobre a importância do Censo.
Em primeira análise, a resistência da população representa um obstáculo significativo. Muitos, especialmente em comunidades marginalizadas, temem que suas informações pessoais sejam mal utilizadas, refletindo uma desconfiança histórica em relação ao governo. A filósofa Hannah Arendt destaca a importância da participação cidadã para o fortalecimento da democracia, e a falta de engajamento no Censo indica uma crise de confiança que precisa ser abordada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de esclarecimento sobre a relevância do Censo contribui para a baixa participação. Pierre Bourdieu argumenta que a realidade social deve ser compreendida a partir de dados concretos. O Censo possibilita que o governo identifique áreas prioritárias para investimento, contribuindo para políticas que atendam às necessidades da população. Um exemplo disso é o Programa Bolsa Família, que utilizou dados censitários para identificar famílias vulneráveis, evidenciando o potencial do Censo como instrumento de transformação social. (Explore mais as discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível intervir para maximizar a eficácia do Censo. Para isso, o governo, como agente responsável por promover o bem-estar da sociedade, deve implementar uma campanha abrangente de conscientização sobre a importância da participação no Censo, a fim de esclarecer como os dados coletados são fundamentais para a formulação de políticas públicas. Isso deve ser feito por meio de mídias digitais, rádio e eventos comunitários, além de envolver instituições educacionais e organizações não governamentais, promovendo parcerias que possibilitem a realização de palestras e oficinas informativas em comunidades marginalizadas. A partir de ações como essas, será possível garantir que a verdade social, conforme destacado por Foucault, seja refletida na realidade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 960
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
920 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
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