Sob a perspectiva de Immanuel Kant, "É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". De maneira análoga, percebe-se que há, no Brasil, um deficit educacional capaz perpetuar o uso inadequado do Censo, o que impede que o governo tome as devidas medidas e implemente políticas públicas adequadas de acordo com a necessidade da população. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática, que é motivada não só pela falta de registro dessas pessoas, mas também por negligência governamental.
A princípio, é incontestável que a questão do não registro de considerável parte da população está entre as causas do problema. Segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, o governo deve operar com o objetivo o bem universal. No entanto, é notório que, no Brasil, o governo rompe com essa premissa, visto que essas pessoas, (Sem vírgula) têm suas existências e necessidades nunca reconhecidas pelo Estado, que os priva de seus devidos direitos de cidadão e os exclui de partes importantes da sociedade brasileira. Dessa forma, é evidente que existem falhas no princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados de forma igualitária. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a dita negligência por parte do governo contradiz a elaboração da Constituição Federal, há 36 anos, que foi baseada no sonho de bem-estar social para todos os indivíduos, isso inclui aqueles que não têm seus dados registrados pelo Censo. No entanto, é notório que o Poder Público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, uma vez que, (Sem vírgula) os não registrados, (Sem vírgula) perdem acesso a partes importantíssimas da sociedade, como sua matrícula escolar e outros benefícios sociais.Nesse sentido, percebe-se que essa inaceitável questão de vulnerabilidade desse grupo de brasileiros configura não só um irrespeito colossal, mas também uma desvalorização descomunal e, portanto, deve ser modificada em todo o território nacional. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, medidas devem ser tomadas para resolver essa situação de vulnerabilidade desses brasileiros no país. Para tanto, o governo, em parceria com o Ministério da Educação, deve financiar projetos educacionais nas escolas, por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e a erradicação do uso inadequado do Censo, de modo a garantir os devidos direitos, instaurando medidas que atendam as necessidades do país reveladas pelo mesmo. Dessa forma, a ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |