O Censo demográfico, no Brasil, é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A coleta de dados ocorre a cada 5 anos (Reveja essa informação) e é de suma importância para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas.
Em primeiro lugar, cabe salientar que as políticas públicas municipais e estaduais se efetivam por repasses do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Estados e Municípios. Esses repasses são calculados com base no número de habitantes de cada ente federativo apontado no Censo. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os dados apresentados pelo censo são a base para investimentos estratégicos na melhoria dos setores que mais precisam de recursos para o desenvolvimento social com vistas a diminuir as desigualdades regionais, como preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a falta de dados atualizados do censo pode acarretar políticas públicas elaboradas sem o conhecimento da quantidade real de pessoas a serem atendidas, desconhecimento do tempo necessário para resolver as demandas e alocação insatisfatória de recursos públicos para solucionar os problemas. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o censo é uma ferramenta primordial no desenvolvimento de políticas públicas e os entes federados devem liberar o acesso a dados públicos para suplementar as informações. Por fim, cabe maior empenho do governo federal na realização do censo, com o objetivo de incentivar ainda mais a participação da população na coleta de dados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
O repertório apresentado precisa ser mais explorado. Apresente, também, todos os elementos da proposta de intervenção. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 720
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
760 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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