Alicerces da problemática - Banco de redações


O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Enviada em: 20/09/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seus artigos a igualdade entre os cidadãos. Tal conceito se reverbera com ênfase, na prática com a criação de políticas criadas com o auxílio do Censo o qual tem um papel fundamental nesse aspecto. Contudo, essa pesquisa estatística apresenta grandes desafios que se relacionam com a falta de medidas governamentais e da conscientização da população. Logo é algo que precisa ser resolvido. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise deve-se ressaltar a ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes (Vírgula) em seu livro "Leviatã" (Vírgula) configura a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que permitem que o Censo seja realizado a cada 10 anos (Reestruture essa discussão). Esse longo período prejudica na criação de políticas públicas, pois no contexto hodierno a população sofre mudanças o tempo todo e como as pesquisas estatísticas não acompanham essa realidade, há uma certa discrepância em tal assunto.

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se como a falta da conscientização da população prejudica o Censo, com uma extrema importância (Melhore a construção de sentido). Sob esse viés vale ressaltar a perspectiva de Sócrates (Vírgula) o quel afirma: "há apenas um bem, o conhecimento e apenas um mal, a ignorância". Nesse aspecto a sociedade não contribui de forma eficaz no processo de coleta de dados e não sabe a importância que ele tem. Assim se faz-se necessário que tal impasse seja resolvido, para que a criação de políticas públicas não seja afetada.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto, a necessidade de combater esse problema. Cabe ao poder governamental, instância máxima de ação executiva, diminuir o tempo em que o Censo é realizado, por meio de um incentivo para IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a fim desses dados andarem junto as mudanças da sociedade. Paralelamente o Ministério da Educação, principal órgão de aprendizagem, com as escolas, deve promover a conscientização da população sobre a importância do Censo e da contribuição de todos, mediante palestras e campanhas educativas, a fim da sociedade colaborar com essa pesquisa tão importante, pois como diz Emannuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Assim a Constituição de 1988 prevalecerá. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Cuidado com o grande número de desvios da norma culta. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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