A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seus artigos a igualdade entre os cidadãos. Tal conceito se reverbera com ênfase, na prática com a criação de políticas criadas com o auxílio do Censo o qual tem um papel fundamental nesse aspecto. Contudo, essa pesquisa estatística apresenta grandes desafios que se relacionam com a falta de medidas governamentais e da conscientização da população. Logo é algo que precisa ser resolvido. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise deve-se ressaltar a ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes (Vírgula) em seu livro "Leviatã" (Vírgula) configura a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que permitem que o Censo seja realizado a cada 10 anos (Reestruture essa discussão). Esse longo período prejudica na criação de políticas públicas, pois no contexto hodierno a população sofre mudanças o tempo todo e como as pesquisas estatísticas não acompanham essa realidade, há uma certa discrepância em tal assunto.
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se como a falta da conscientização da população prejudica o Censo, com uma extrema importância (Melhore a construção de sentido). Sob esse viés vale ressaltar a perspectiva de Sócrates (Vírgula) o quel afirma: "há apenas um bem, o conhecimento e apenas um mal, a ignorância". Nesse aspecto a sociedade não contribui de forma eficaz no processo de coleta de dados e não sabe a importância que ele tem. Assim se faz-se necessário que tal impasse seja resolvido, para que a criação de políticas públicas não seja afetada.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto, a necessidade de combater esse problema. Cabe ao poder governamental, instância máxima de ação executiva, diminuir o tempo em que o Censo é realizado, por meio de um incentivo para IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a fim desses dados andarem junto as mudanças da sociedade. Paralelamente o Ministério da Educação, principal órgão de aprendizagem, com as escolas, deve promover a conscientização da população sobre a importância do Censo e da contribuição de todos, mediante palestras e campanhas educativas, a fim da sociedade colaborar com essa pesquisa tão importante, pois como diz Emannuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Assim a Constituição de 1988 prevalecerá. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Cuidado com o grande número de desvios da norma culta. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |