O Censo é um levantamento demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e desempenha um papel crucial na criação de políticas públicas no Brasil. Apanhando dados sobre a população, como números de habitantes, características demográficas e condições socioeconômicas, o Censo fornece informações essenciais para implementação de ações do governo.
A importância dos dados censitários se reflete diretamente no planejamento de políticas públicas. Com informações precisas, os governantes podem identificar regiões com maior demanda por serviços essenciais, como saúde e educação. Tendo como exemplo, caso o Censo identificar um aumento significativo na taxa de natalidade de uma determinada região, (Melhore a construção de sentido) é essencial que o governo direcione recursos para a construção de escolas e hospitais, garantindo que a infraestrutura acompanhe o crescimento populacional. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o Censo é uma ferramenta valiosa para identificar assimetrias sociais e regionais. Ao mostrar dados sobre renda, acesso a serviços públicos, e condições de vida, este levantamento ajuda para que políticas específicas sejam elaboradas para atender os grupos mais vulneráveis. Isso é particularmente pertinente em um país como o Brasil, onde as disparidades socioeconômicas são nítidas e precisam ser versadas de maneira eficiente. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a realização do Censo enfrenta desafios. A subcobertura em algumas áreas, especialmente em regiões remotas mais afastadas ou em comunidades marginalizadas, pode comprometer a precisão desses dados. Além disso, a resistência de parte da população em fornecer essas informações pode resultar em lacunas que afetam a formulação de políticas públicas. (Faça uso produtivo do repertório apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, o Censo é uma ferramenta essencial para a criação de políticas públicas no Brasil. Sua capacidade de fornecer dados necessários e atualizados permite que o governo planeje ações que atendam às reais necessidades da população, promovendo um desenvolvimento mais justo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |