Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu, em suas obras, uma "Teologia do Traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações esquecidas ou ignoradas frequentemente. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática de desvalorização do Censo para a criação de políticas públicas, que se encontra silenciada no Brasil. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a insuficiência de ações estatais e a perpetuação da desigualdade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, é necessário destacar como parte do Estado costuma lidar com a criação de políticas públicas eficazes conforme o Censo no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadão de Papel", a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórios voltadas para a criação do artigo 1° da "Constituição Cidadã", que garante a dignidade humana na sociedade brasileira. Isso é perceptível pela ausência de pesquisas voltadas para construção de uma sociedade igualitária (Reveja essa discussão). Assim, infere-se que nem mesmo princípio jurídico teve o poder de protagonizar a solução desse revés.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção da problemática e para que os indivíduos não sejam ouvidos. Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidade socioemocionais como respeito empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem na ampliação da voz do povo, uma vez que tal ambiente poderia ser um ponto de inclusão das necessidades. Portanto, não formam o indivíduo de forma como Freire idealizou. (Reveja se essa discussão realmente se encaixa)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Logo, para o fim da problemática ampliar e ampliar a valorização do senso e seu papel essencial na criação de ação estatais, além de campanhas conscientizadoras à sociedade, o Estado deve promover a ampliação de novas pesquisas, as quais devem se localizar prioritariamente em áreas carentes, por meio de investimentos nesse sentido. Tal verba pode ser angariada com redirecionamento de recursos, por exemplo, do Fundo Eleitoral para esse projeto, a fim de que o incremento do senso e o assessorias estejam bem alcance de todos os brasileiros.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |