Mesmo presente nas rodas mais influentes no Brasil, o pintor Portinari, quando desenhou suas telas retratando crianças com barriga d'água, famílias fugindo da escassez e a misciginação do provo brasileiro, era difícil de quantificar quantas pessoas viviam nesta realidade. Sendo assim, para garantir que o Brasil não mantenha essa distopia em seu território, a manutenção de um Censo busca exercer um papel fundamental na criação de políticas públicas no país. No entanto, a omissão governamental quanto ao Censo e a falta de investimento na educação vem atrasando o desenvolvimento do Brasil. (Muito bem. Formulou a tese)
Antes de mais nada, a Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) garante a todo cidadão direitos como moradia e acesso à educação. Porém, a Constituição Cidadã, (Sem vírgula) não consegue distinguir e uniformizar o atendimento destes direitos em todo país, visto que a miséria e pobreza se manifestam de formas diferentes nos estados da união. A miséria de São Paulo não é a mesma de Santa Catarina. Dito isso, a omissão governamental dos respectivos estados frente aos dados do Censo vem resultando em difículdades na vida do brasileiro. A falta de criação de políticas públicas agrava e apresenta dados piores a cada senso, como o aumento da migração populacional apontado pelo IBGE (Desenvolva a sigla) no Censo de 2022 - onde pessoas abandonaram sua cultura regional em busca de uma vida melhor. (Melhore a apresentação da discussão)
Desta forma, o Censo além de tornar visível a miséria e a migração de populações, retrata também a dificuldade de acesso à educação. Recentemente, em pesquisas divulgadas na mídia, o brasileiro possuí maiores chances de renda através dos estudos, com a remuneração podendo alavancar de forma significativa até a pós-graduação. Porém, nos microdados apresentados pelo Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, é notado uma alta vazão no exame que leva ao ingresso as universidades. Além disso, as notas se diferenciam entre os estados, causando desigualdade e falta de oportunidades para uma vida melhor. Parafraseando, (Sem vírgula) Sr. Arthur Lewis, economista inglês, a educação não é um gasto e sim um investimento. E este investimento não vem acontencendo através das políticas públicas. (Construa esse argumento com mais clareza)
Para a fim de que, o Censo e a sua função fundamental na criação de políticas públicas, (Sem vírgula) seja respeitado, avaliado e executado para a qualidade de vida da população, se faz-se necessário que os recursos encaminhados pelo Estado aos governos estaduais, (Sem vírgula) sejam direcionados e delimitados a melhorias baseando-se em dados do Censo. Este valor será controlado e fiscalizado pelo Ministério da Fazenda, que irá medir e comparar os dados do Censo a cada levantamento, para que as politicas públicas sejam executadas da maneira correta. Com isso, a distopia apresentada por Portinari em suas telas, (Sem vírgula) deixará de ser realidade no Brasil, fazendo com que os direitos da Constituição Cidadã alcance toda a população ao decorrer dos anos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Cuidado com o grande número de desvios da norma culta. Além disso, é importante delimitar e explorar as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |