A obra ficcional Chiquititas - produzida pela emissora de televisão Brasileira SBT no ano de 2001 e relançada em 2013 – aborda um tema em contraste a uma situação muito comum no país: o abandono. Desse modo não é tarefa fácil saber o número de crianças órfãs no Brasil, tudo depende de um Censo que será fundamental na criação de políticas públicas. Infelizmente o tempo para realização dessa pesquisa costuma a ser muito esticada – até 10 anos – sem contar a despesa que para o poderio estatal chega a ser considerável. (Reestruture essa discussão)
Primeiramente o tempo para que aconteça esse estudo é longo. Na perspectiva do Sociólogo Zygmunt Bauman (Vírgula) em sua obra “Globalização”, acredita-se na ideia de o mundo estar mais globalizado. As informações chegam na maneira rápida de dispositivos para dispositivos. O que chega a ser conflitante (Melhore a coesão) afinal se dados estão chegando em instantes, o país canarinho atrasa-se em realização de pesquisas sobre o montante populacional. Essa demora pode também desarticular projetos essenciais que preza a integridade dos civis. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Todavia Toda via (Vírgula) para a realização de pesquisas abrangentes (Vírgula) necessita-se de gastos advindo do Estado que (Vírgula) por muitas vezes, não prioriza esse método (Vírgula) acarretando em maiores dívidas no futuro. Implica-se as ações preventivas realizadas no Japão para evitar proporções catastróficas devido aos desastres naturais, é feito um cálculo habitacional para que mais obras sejam realizadas o que não ocorre pela falta da atuação do censo no Brasil, por questões monetárias. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Compreende-se, então, que muitas situações problemáticas podem ser evitadas através da realização do censo. Ademais o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) junto ao Poder Executivo deve minimizar o tempo para análise de dados a respeito das condições humanitárias, deslocando os agentes de pesquisas para todos os 26 estados (incluindo o Distrito Federal), contando com apoio financeiro do tesouro nacional, através de cálculos no intuito de diminuir despesas afim de que se crie mais politicas públicas culminando no desvio de prejuízos desastrosos no futuro, tanto para o Estado quanto para os indivíduos, estruturando uma melhor educação, para que seja evitado condições desfavoráveis que façam as famílias não abandonarem seu filhos em orfanatos como na novela Chiquititas.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |