A Lei n° 12.711/2012 garante que parte das vagas em universidades federais sejam reservadas para pessoas negras. Este direito só foi conquistado devido análise de dados estatísticos que apontavam a baixa ingressão dessa etnia no ensino superior. Entretanto, grande parte da população brasileira não reconhece o Censo, (Sem vírgula) e, consequentemente, o seu papel fundamental na criação de políticas públicas, enfraquecendo assim sua realização. Com efeito, deve-se analisar seus principais empecilhos: desconhecimento populacional e negligência estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a falta de conhecimento da população acerca do censo dificulta a sua realização. Agentes do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) são constantemente ignorados por moradores que por medo de divulgar seus dados, acabam por não responderem as perguntas. Isto faz com que faltem informações nas pesquisas, prejudicando no descobrimento de problemas da sociedade. Desse modo, é fundamental que moradores tenham pleno conhecimento do objetivo por traz das coletas periódicas de dados. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desvalorização do censo por parte do Estado prejudica a sua realização. O Censo Demográfico de 2022 passou por um corte de orçamento, necessitando da parceria do Ministério da Saúde no adquirimento de equipamentos. Esse acontecimento demonstra o desinteresse por parte do governo na realização de pesquisas essenciais na criação de projetos que melhoram a qualidade de vida dos mais necessitados. Nesse sentido, é contraditório tal ação em um país que almeja erradicar as desigualdades sociais. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, medidas para os problemas citados. Cabe ao Ministério do Planejamento e Orçamento - órgão responsável pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - divulgar a importância da realização do censo por meio de campanhas publicitárias e propaganda na rede de televisão, a fim de que a sociedade verde-amarela tenha conhecimento, colaborando assim com as pesquisas. Dessa maneira, mais políticas públicas serão criadas, impactando positivamente no desenvolvimento do país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |