De acordo com o escritor inglês Thomas More, em sua obra "Utopia", é retratada uma sociedade perfeita, na qual há ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se que na realidade contemporânea o que o autor prega não é vivenciado, uma vez que a valorização do Censo e sua importância para a criação de políticas públicas apresentam barreiras, dificultando a concretização dos planos de More. Logo, esse cenário antagônico é fruto do descaso estatal e da falta de investimentos. (Muito bem. Formulou a tese)
Precipuamente, vale pontuar que a omissão estatal é um fator que agrava a problemática. Diante desse exposto, segundo o pensador Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da coletividade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, para criação de políticas públicas conforme as pesquisas, uma vez que visam atender as demandas da população (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência de ações é um promotor do problema. De acordo com, (Sem vírgula) Émile Durkheim, sociólogo francês, a função social do Estado enquanto garantidor da liberdade dos indivíduos, é gerenciar as questões relacionadas ao bem-estar da coletividade. Partindo desse pressuposto, com a falta de entendimento sobre as necessidades da nação, tal como a escassez investimentos em pesquisas elaboradas, retrocedem os caminhos de desenvolvimento da igualdade no Brasil. Em suma, tudo isso retarda o combate da desvalorização do Censo na criação de políticas públicas, já que a escassez de investimentos contribui para a perpetuação desse enquadro. (Melhore a construção dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar os desafios da obtenção de dados no Brasil, e ampliar a valorização do mesmo, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Cidadania, será revertida na criação de novos Censos e projetos — obtendo mais informações sobre o corpo social — (Justaposição) essa iniciativa não apenas aumentaria os recursos disponíveis para pesquisas sociais (Vírgula) mas também garantiria que essas informações fossem utilizadas efetivamente na formulação das políticas. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, com a valorização do Censo na nação, a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |