"Ensaio sobre a Cegueira" retrata a inviabilização de certos problemas da Sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na importância do Censo na criação de políticas públicas no Brasil que é pouco debatida. Com isso surge um problema sério, em virtude da falta de informação e investimento. (Muito bem. Formulou a tese)
Dessa forma, em primeira análise, a falta de informação é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na importância do Censo, visto que a falta de dados precisos, (Sem vírgula) dificulta a criação de políticas públicas. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a falta de investimento é um entrave no que tange o problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na importância do censo na criação de políticas públicas, visto que, (sem vírgula) o Censo do IBGE (Desenvolva a sigla) não é feito anualmente, oque dificulta o acesso a informações atualizadas. Assim inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre o problema. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas para entender e priorizar as necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir na falta de informação e de investimos presentes no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Diretos Humanos uma realidade mais próxima. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |