A alteridade é o exercício de se colocar no lugar do outro, e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Desse modo, percebe-se que (Vírgula) com relação ao Censo demográfico no Brasil, falta a aplicação desse conceito por parte dos poderes públicos, causando inúmeros problemas à coletividade. Assim, é imperioso o debate disso com foco em responsabilidade estatal e o escasso conhecimento social.
Inicialmente, urge salientar que a relação casuística da adversidade se dá pela negligência governamental. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes, na obra "O Leviatã", afirma que é função do Estado, a partir do Contrato Social, a imposição da ordem e das garantias naturais ao indivíduo. No entanto, esse mesmo ente provoca a situação social do Brasil, a partir do momento em que (Vírgula) com base nas pesquisas do levantamento estatístico promovidos pelo Censo, fica evidente os inúmeros casos de vulnerabilidade dentro da população brasileira. Com isso, a cidadania é colocada em um plano imaginário e o óbice persiste. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, torna-se imprescindível referenciar Louis Pasteur, grande cientista francês, que uma vez afirmou: "O conhecimento é o combustível que impulsiona o progresso. Nesse viés, ao adentrarmos a realidade hodierna, a sociedade, uma das principais ferramentas de formação de opinião, carece do saber sobre a função indispensável do Censo para todos, e com isso falta com passar demais informações sobre as futuras gerações. Dessa forma, as crianças se tornam adultos com pouco conhecimento sobre o tópico apresentado, e desconhecem como essa pratica do governo pode ajudá-los a melhorar o funcionamento do país. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica evidente que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação (Vírgula) como noticiários televisivos e canais da imprensa, entre outras plataformas, devem promover a relevância sobre o papel fundamental do levantamento de dados populacional para a sua melhora de condições, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso com a finalidade de promover maior conhecimento no assunto e incentivar uma maior participação das pessoas. Logo, a má valorização do Censo e do seu valor para trazer melhorias ao Brasil será intermediado no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |