O Censo trata de uma pesquisa e coleta de dados geográficos da população, com o objetivo principal de descobrir as necessidades sociais e econômicas de cada indivíduo nas regiões das quais habitam no Brasil. Dessa forma, através desses dados, a realização de distribuição de renda na educação, saúde e a criação ou alteração de políticas públicas são formadas conforme a situação dos cidadãos desse país.
Entretanto, visando a sua necessidade nas pesquisas sociais, os obstáculos na coleta de dados demonstram um problema para a realização de políticas públicas no país. Através desse viés, a omissão ou recusa de responder o questionário dificulta a avaliação de regiões que necessitam de maior apoio. Tais recusas na maioria das vezes seria pela fake news geradas sobre os objetivos do Censo, criando uma angústia e frustração nos moradores em responder perguntas feitas pelos entrevistadores. Entretanto, outros motivos podem ser decorrentes da necessidade de realizar o Censo em áreas de difícil acesso e sem o devido protocolo de segurança. (Melhore a apresentação da discussão)
Diante dos fatos, a falta de informações rurais e urbanas como a dificuldade na identificação de necessidades, a definição de prioridades e a alocação de recursos, como saúde, educação, saneamento básico e entre outros, (Sem vírgula) serão um problema. Conforme o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico onde o mau funcionamento de uma das partes provoca um colapso total. Diante do exposto, a falta de uma análise das regiões carentes, realizadas através do Censo, provocará um pior cenário econômico e social no país. Dessa forma, diminuindo a ação do governo para desenvolver políticas públicas coerentes à situação.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que a necessidade de melhorar o impasse, com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), responsável pelo censo, precisará combater as fake news, esclarecendo dúvidas sobre o objetivo principal. Além disso, assim como a necessidade da ação do voto, sob pena de multa, a obrigação de responder o Censo. Dessa forma, fazendo integrantes realizarem de forma virtual ou presencial esse questionário para melhorar as políticas públicas.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |