A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante direitos a todos. Entretanto, na prática, isso não ocorre, trazendo o Censo como importante instrumento para detectar negligências, que não é utilizado em razão da omissão governamental e da falta de debate.
Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação governamental e da falta de mecanismos que coíbam a inatividade do censo. Segundo Thomas Hobbes, "o Estado deve garantir o bem-estar da população". No entanto, no Brasil, isso não acontece, pois o censo não é devidamente utilizado, causando dificuldades no reconhecimento dos problemas dos mais afortunados, complicando a garantia dos direitos de todos (Melhore a construção dessa discussão). Isso contribui para que suas necessidades sejam negligenciadas, causando o esquecimento dos direitos. Logo, faz-se mister uma reformulação dessa postura estatal.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona a carência de atuação contra o problema. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender a linguagem como uma forma de ação. Dessa forma, para ocorrer uma mudança significativa, é necessário que o debate sobre o Censo e seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil seja estimulado, aumentando as chances de atuação sobre o problema. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário diminuir os entraves relacionados ao censo e seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil. Para tanto, o governo, órgão responsável por garantir a condição e existência de todos, deve focar parte de suas verbas no censo, criando um programa de fiscalização e informando sobre os resultados e sobre a criação de políticas públicas, além de fomentar o debate, informando por meio das redes sociais. Tais ações terão o intuito de informar e melhorar o censo e seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil. Assim, a Constituição Federal finalmente irá garantir direitos a todos, como na teoria. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |