No ano de 1872 foi realizado o primeiro Censo demográfico brasileiro. Até então, os dados coletados não eram utilizados para a contagem populacional. Em 1936 foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que passa a ser o promotor do Censo, a partir de 1940. (Melhore a contextualização do tema)
Durante toda a sua realização, sendo feita a cada dez anos (com exceção do ano de 2020, devido à pandemia de covid-19) o censo tem como enfoque apresentar os dados gerais a respeito da população brasileira a partir de pesquisas que são feitas pelos recenseadores do IBGE, de casa em casa, realizando perguntas a respeito da família que habita o local. Por isso é de grande importância para a criação e implementação de políticas públicas sociais. (Explore mais o argumento apresentado)
(Melhore a estratégia coesiva) A partir da realização do censo, as autoridades locais podem implantar programas governamentais que busquem o bem-estar da comunidade, como por exemplo, o saneamento básico, a construção de postos de saúde em áreas precárias, organização de campanhas de vacinação, e dentre outras. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Assim, cabe ao governo, como promotor do bem-estar social, buscar atender as necessidades da população por meio de políticas públicas, das quais estas terão como base o Censo realizado pelo IBGE e/ou outros meios. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |